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Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico


Diploma conferido
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos, os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Os candidatos devem cumprir as condições previstas no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Concretamente, devem ser titulares da licenciatura em Educação Básica, dado tratar-se de um Mestrado profissionalizante para o 1.º e para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
120 Créditos ECTS. 4 Semestres curriculares (2 anos). 40 Semanas de estudo por ano (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. Inclui um estágio pedagógico de natureza profissional, objeto de relatório final, de 50 Créditos ECTS.
Os detentores deste título estão habilitados para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico (grupo de recrutamento 110) e para a docência de Português e Estudos Sociais/ História no 2.º Ciclo do Ensino Básico (grupo de recrutamento 200), de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

Perfil do programa de estudos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014 in Diário da República, 1.ª série - Nº 92 - 4 de maio de 2014). Entre outros aspectos, este Decreto-Lei define as componentes de formação do plano curricular (cf., artigos 7º a 12º) e os créditos mínimos para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
(cf., n.º 4 do artigo 14.º). As áreas principais são: Prática de Ensino Supervisionada, Didáticas Específicas, Área Educacional Geral e Área da Docência.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico permite a candidatura aos grupos de recrutamento 110 e 200 (cf., n.º 5 do Anexo do Decreto-Lei n.º 79/2014 ou da sua primeira alteração, o Decreto-Lei 176/2014).

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite a continuação dos estudos para o doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Pedro Alexandre Oliveira Couceiro (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Área de DocênciaAD28.04.0
Área Educacional GeralAEG8.00.0
Didáticas EspecíficasDE30.00.0
Prática de Ensino SupervisionadaPES50.00.0
Total 
116.04.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5008-739-1101-00-23 
BiodiversidadeAD4.0
11 Semestral 
 5008-739-1102-00-23 
Desenvolvimento Profissional e Investigação em EducaçãoAEG4.0
11 Semestral 
 5008-739-1103-00-23 
Espaço e SociedadeAD4.0
11 Semestral 
 5008-739-1104-00-23 
Inclusão e Necessidades Educativas EspeciaisAEG4.0
11 Semestral 
 5008-739-1105-00-23 
Literatura para a InfânciaAD5.0
11SemestralOptativa ↓
4.0
11 Semestral 
 5008-739-1107-00-23 
Temas de MatemáticaAD5.0
12 Semestral 
 5008-739-1201-00-23 
Desenvolvimento da Linguagem e da Consciência LinguísticaAD5.0
12 Semestral 
 5008-739-1202-00-23 
Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino BásicoDE5.0
12 Semestral 
 5008-739-1203-00-23 
Didática das Expressões no 1.º Ciclo do Ensino BásicoDE4.0
12 Semestral 
 5008-739-1204-00-23 
Didática do Estudo MeioDE6.0
12 Semestral 
 5008-739-1205-00-23 
Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino BásicoDE5.0
12 Semestral 
 5008-739-1206-00-23 
História e Geografia de PortugalAD5.0
2-
 Anual 
 5008-739-2001-00-23 
Prática de Ensino SupervisionadaPES42.0
2-
 Anual 
 5008-739-2002-00-23 
Seminário de Acompanhamento do Relatório FinalPES8.0
21 Semestral 
 5008-739-2101-00-23 
Didática da História e Geografia de PortugalDE5.0
21 Semestral 
 5008-739-2102-00-23 
Didática do Português no 2.º Ciclo do Ensino BásicoDE5.0

Acreditação/Registo
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