Educação Básica
Diploma conferido
Licenciatura em Educação Básica. Título de Licenciado.Nível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 6 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se a esta Licenciatura, através de concurso nacional, os estudantes titulares do 12º ano de escolaridade ou equivalente, com uma classificação mínima de 95 pontos, numa escala de 0 a 200, em um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso: Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17) e Português (18); ou Matemática (16) e Português (18); ou Matemática A (19) e Português (18).Podem ainda candidatar-se, nos concursos especiais:
- os estudantes provenientes do sistema de ensino português, por reingresso, mudança de curso e transferência.
- os titulares de um Curso de Especialização Tecnológica;
- os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional;
- os maiores de 23 anos que tenham realizado exame extraordinário de avaliação de capacidade para acesso ao Ensino Superior;
- os titulares de Cursos Médios ou Superiores;
- os estudantes provenientes de sistemas de ensino superior estrangeiro.
As condições de acesso ao 1.º Ciclo de Estudos do Ensino Superior (Licenciatura) constam da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.
Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).
Requisitos da qualificação e regulamentos
180 Créditos ECTS. 6 Semestres curriculares (3 anos). Cada ano compreende 40 semanas de estudo a tempo inteiro (20 semanas por semestre) e 1620 Horas Totais de estudo (1 Crédito ECTS = 27 horas). Cada semana compreende 40 horas totais de estudo, incluindo aulas e trabalho do estudante. O número de Horas de Contacto (aulas) por semana é variável e depende do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. O curso inclui 13 créditos em iniciação à prática profissional.Os detentores deste título estão habilitados para a candidatura à carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e a quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como para o desenvolvimento de atividade independente qualificada.
Perfil do programa de estudos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014 in Diário da República, 1.ª série - N.º 92 - 14 de maio de 2014). Entre outros aspectos, este Decreto-Lei define as componentes de formação do plano curricular (cf., artigos 7º a 12º) e os créditos mínimos para obtenção do grau de Licenciado em Educação Básica (cf., artigo 13.º). As áreas principais são: Formação na Área da Docência, Formação Educacional Geral, Didáticas Específicas e Iniciação à Prática Profissional.Principais resultados da aprendizagem
O grau de licenciado em Educação Básica é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos;
b) aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
c) resolver problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação;
d) recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias e às optativas do plano de estudos.
Perfil ocupacional dos diplomados
A Licenciatura em Educação Básica insere-se na área de Educação e Formação de Professores. A sua titularidade pode possibilitar o ingresso na vida activa, seja através de uma candidatura para a administração pública ou para uma instituição ou organização privadas, seja através do estabelecimento como profissional liberal na área do curso. Em todo o caso, a sua finalidade é a formação de educadores ou professores nos temos definidos pelo Decreto-Lei 79/2014. Neste sentido, a Licenciatura em Educação Básica é uma etapa fundamental e necessária para o prosseguimento dos estudos de quem escolheu ser Educador ou Professor do 1º ou do 2º ciclo do Ensino Básico.Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado em Educação Básica permite a continuação de estudos pós-graduados, segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Concretamente, dá acesso a qualquer um dos cursos de mestrado, todos eles profissionalizantes para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Maria Cristina do Espirito Santo Martins ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Didáticas Específicas | DE | 16.0 | 0.0 |
Formação Educacional Geral | FEG | 14.0 | 6.0 |
Formação na Área da Docência | FAD | 122.0 | 6.0 |
Iniciação à Prática Profissional | IPP | 16.0 | 0.0 |
Total | 168.0 | 12.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 9853-531-1101-00-23 | Expressão Físico-Motora | FAD | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9853-531-1102-00-23 | Introdução aos Estudos Linguísticos | FAD | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 9853-531-1103-00-23 | Metodologia de Investigação em Educação | FEG | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | Opção I ↓ | 3.0 | ||
1 | 1 | Semestral | 9853-531-1105-00-23 | Organização e Tratamento de Dados | FAD | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9853-531-1106-00-23 | Sistema Educativo e Organização Curricular | FEG | 3.0 |
1 | 1 | Semestral | 9853-531-1107-00-24 | Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação | FEG | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 9853-531-1201-00-23 | Álgebra | FAD | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9853-531-1202-00-23 | Expressão Musical | FAD | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9853-531-1203-00-23 | Fundamentos de Ciências Físico-Químicas | FAD | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 9853-531-1204-00-23 | Introdução aos Estudos Literários | FAD | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 9853-531-1205-00-24 | Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | FEG | 4.0 |
1 | 2 | Semestral | 9853-531-1206-00-23 | Território, Sociedade e Cultura | FAD | 4.0 |
2 | 1 | Semestral | 9853-531-2101-00-23 | Ecologia e Ciências da Terra | FAD | 4.0 |
2 | 1 | Semestral | 9853-531-2102-00-23 | Expressão Plástica | FAD | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9853-531-2103-00-23 | Fonética, Fonologia e Morfologia do Português | FAD | 5.0 |
2 | 1 | Semestral | 9853-531-2104-00-23 | História de Portugal | FAD | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9853-531-2105-00-23 | Números e Operações | FAD | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | Opção II ↓ | 3.0 | ||
2 | 2 | Semestral | 9853-531-2201-00-23 | Ciências da Vida | FAD | 4.0 |
2 | 2 | Semestral | 9853-531-2202-00-22 | Expressão Dramática | FAD | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9853-531-2203-00-23 | Geometria | FAD | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9853-531-2204-00-23 | Iniciação à Prática Profissional I | IPP | 4.0 |
2 | 2 | Semestral | 9853-531-2205-00-23 | Literatura Infanto-Juvenil | FAD | 5.0 |
2 | 2 | Semestral | 9853-531-2206-00-23 | Sintaxe, Semântica e Pragmática do Português | FAD | 5.0 |
3 | - | Anual | 9853-531-3001-00-22 | Iniciação à Prática Profissional II | IPP | 9.0 |
3 | 1 | Semestral | 9853-531-3101-00-23 | Educação para a Promoção da Saúde | FAD | 4.0 |
3 | 1 | Semestral | 9853-531-3102-00-23 | Expressões Artísticas e Físico Motoras | FAD | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9853-531-3103-00-23 | Geografia de Portugal | FAD | 5.0 |
3 | 1 | Semestral | 9853-531-3104-00-23 | Grandezas e Medidas | FAD | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9853-531-3105-00-23 | Literatura Portuguesa | FAD | 5.0 |
3 | 2 | Semestral | 9853-531-3201-00-23 | Didática da Matemática na Educação Básica | DE | 4.0 |
3 | 2 | Semestral | 9853-531-3202-00-23 | Didática das Expressões na Educação Básica | DE | 4.0 |
3 | 2 | Semestral | 9853-531-3203-00-23 | Didática do Estudo do Meio na Educação Básica | DE | 4.0 |
3 | 2 | Semestral | 9853-531-3204-00-23 | Didática do Português na Educação Básica | DE | 4.0 |
3 | 2 | Semestral | Opção III ↓ | 3.0 | ||
3 | 2 | Semestral | Opção IV ↓ | 3.0 | ||
3 | 2 | Semestral | 9853-531-3207-00-23 | Seminário de Investigação em Iniciação à Prática Profissional | IPP | 3.0 |
Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2018, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 64Registo inicial: R/A-Ef 278/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 278/2011/AL01 de 21-10-2014