Marketing
Diploma conferido
Licenciatura em Marketing. Título de LicenciadoNível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 6 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português.Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
6 Semestres curriculares (3 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 Horas totais por semana. 810 Horas totais por semestre (1620 por ano). 180 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um projeto de 15 créditos.Os sólidos conhecimentos dos diplomados em Marketing pela EsACT permitem-lhes ingressar no mercado de trabalho em atividades como: Direção Comercial; Gestão de Marketing; Gestão de Produto (Product Manager); Gestão de Marcas (Brand Manager); Técnico de Marketing; Gestão da Distribuição; Market Research; Comunicação Marketing; Representante Comercial; Marketing Directo; Publicidade; Promoções; Gestão de Merchandising; Gestão de CRM (Customer Relationship Management);
Gestão de Comércio Eletrónico; Formação; Consultoria de Marketing; Assessoria e Docência e investigação na área de Marketing.
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação. Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação.Principais resultados da aprendizagem
curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de acção. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Direito, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo inteiro., Tempo InteiroDiretor de Curso
Luisa Margarida Barata Lopes ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Audiovisuais e Produção dos Média | APM | 18.0 | 0.0 |
Ciências Empresariais | CE | 51.0 | 0.0 |
Ciências Informáticas | CInf | 6.0 | 0.0 |
Direito | Dir | 6.0 | 0.0 |
Estatística | Est | 12.0 | 0.0 |
Gestão e Administração | GstAd | 6.0 | 0.0 |
Informática na Ótica do Utilizador | Inf | 6.0 | 0.0 |
Línguas e Literaturas Estrangeiras | LLE | 6.0 | 0.0 |
Marketing e Publicidade | MktPub | 63.0 | 0.0 |
Matemática | Mat | 6.0 | 0.0 |
Total | 180.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1101-00-24 | Fundamentos de Marketing | MktPub | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1102-00-24 | Informática Aplicada ao Marketing | Inf | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1103-00-24 | Inglês Técnico e Comercial | LLE | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1104-00-24 | Introdução a Gestão | GstAd | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1105-00-24 | Matemática | Mat | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1201-00-23 | Comportamento do Consumidor | MktPub | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1202-00-23 | Comunicação em Marketing | MktPub | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1203-00-23 | Economia da Empresa | CE | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1204-00-23 | Marketing de Serviços | MktPub | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1205-00-23 | Contabilidade e Finanças da Empresa | CE | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2101-00-24 | Estatística Aplicada ao Marketing | Est | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2102-00-24 | Estudos de Mercado | MktPub | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2103-00-24 | Gestão de Produtos e Marcas | MktPub | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2104-00-24 | Pricing | CE | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2105-00-24 | Comunicação Visual e Design | APM | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2201-00-23 | Análise de Dados | Est | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2202-00-23 | Publicidade e Relações Públicas | MktPub | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2203-00-23 | Direito do Marketing | Dir | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2204-00-23 | Gestão de Vendas e Negociação | CE | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2205-00-23 | Multimédia | APM | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3101-00-24 | Distribuição e Merchandising | CE | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3102-00-24 | Gestão da Informação de Marketing | CInf | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3103-00-24 | Marketing Business-to-Business | MktPub | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3104-00-24 | Marketing Digital | APM | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3105-00-23 | Marketing Estratégico | MktPub | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3201-00-23 | Estagio/Projeto | CE | 15.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3202-00-24 | Inovação e Empreendedorismo | CE | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3203-00-23 | Marketing Internacional | MktPub | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3204-00-23 | Seminários de Marketing | MktPub | 3.0 |
Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2018, por 1 ano | Limite de vagas fixado: 45Registo inicial: R/A-Ef 3257/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 3257/2011/AL01 de 01-04-2016