Design de Jogos Digitais
Diploma conferido
Licenciatura em Design de Jogos Digitais. Título de Licenciado.Nível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 6 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Desenho(03) ou Matemática(16) ou Português(18).Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
6 Semestres curriculares (3 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 Horas totais por semana. 810 Horas totais por semestre (1620 por ano). 180 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um projeto de 18 créditos.-
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de "Game design" e "Audiovisual e Produção dos Media" Artes Visuais, Ciências da Computação, Game Design, Ciências da Comunicação, Audiovisual.Principais resultados da aprendizagem
O grau de licenciado em Design de Jogos Digitais é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos;
b) aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
c) resolver problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação;
d) recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.
Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Design de Jogos Digitais insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Barbara Costa Vilas Boas Barroso ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Artes Visuais | AV | 49.0 | 0.0 |
Audiovisual | Aud | 12.0 | 0.0 |
Ciência da Comunicação | CCm | 26.0 | 0.0 |
Ciências da Computação | CCp | 42.0 | 0.0 |
Ciências Empresariais | CE | 6.0 | 0.0 |
Game Design | GD | 39.0 | 0.0 |
Matemática | Mat | 6.0 | 0.0 |
Total | 180.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 8309-801-1101-00-23 | Desenho | AV | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 8309-801-1102-00-24 | Matemática para Jogos | Mat | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 8309-801-1103-00-23 | Narrativa Não-Linear | CCm | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 8309-801-1104-00-23 | Programação 1 | CCp | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 8309-801-1105-00-23 | Semiótica | CCm | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 8309-801-1106-00-23 | Workshop Design de Jogos | GD | 2.0 |
1 | 2 | Semestral | 8309-801-1201-00-23 | Animação 2D | AV/ CCp | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 8309-801-1202-00-23 | Design e Produção de Assets 3D | AV/ CCp | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 8309-801-1203-00-23 | Imagem e Assets 2D | AV/ CCp | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 8309-801-1204-00-23 | Programação 2 | CCp | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 8309-801-1205-00-23 | Teoria e Cultura dos Jogos | GD | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 8309-801-2101-00-23 | Ambientes & Design de Nível | AV/ GD | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 8309-801-2102-00-23 | Captura de Movimento | Aud | 2.0 |
2 | 1 | Semestral | 8309-801-2103-00-23 | Computação Gráfica | CCp | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 8309-801-2104-00-23 | Criação e Desenvolvimento de Personagens | AV/ CCm | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 8309-801-2105-00-23 | Escrita Criativa para Jogos | GD/ CCm | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 8309-801-2106-00-23 | Video | Aud | 4.0 |
2 | 2 | Semestral | 8309-801-2201-00-23 | Animação 3D | AV/ CCp | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 8309-801-2202-00-23 | Documentos de Design & Storyboard | GD | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 8309-801-2203-00-23 | História, Fantasia e Ficção Científica | CCm | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 8309-801-2204-00-23 | Motion Design | Aud | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 8309-801-2205-00-23 | Motores de Jogos | CCp | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 8309-801-3101-00-23 | Análise e Crítica de Jogos | GD | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 8309-801-3102-00-23 | Áudio para Jogos | GD/ Aud | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 8309-801-3103-00-23 | Efeitos Visuais | AV/ CCp | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 8309-801-3104-00-23 | Gestão de Projeto e Produção de Jogos | CE | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 8309-801-3105-00-23 | Inteligência Artificial | CCp | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | Opção 1 ↓ | 18.0 | ||
3 | 2 | Semestral | 8309-801-3202-00-23 | Pré-Produção de Jogos | GD | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 8309-801-3203-00-23 | Seminário | AV/ CCp/ GD | 6.0 |
Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2017, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 60Registo inicial: R/A-Ef 269/2011 de 18-03-2011