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Design de Jogos Digitais


Diploma conferido
Licenciatura em Design de Jogos Digitais. Título de Licenciado.

Nível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 6 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Desenho(03) ou Matemática(16) ou Português(18).

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
6 Semestres curriculares (3 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 Horas totais por semana. 810 Horas totais por semestre (1620 por ano). 180 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um projeto de 18 créditos.
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Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de "Game design" e "Audiovisual e Produção dos Media" Artes Visuais, Ciências da Computação, Game Design, Ciências da Comunicação, Audiovisual.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de licenciado em Design de Jogos Digitais é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos;
b) aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
c) resolver problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação;
d) recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Design de Jogos Digitais insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Barbara Costa Vilas Boas Barroso (
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Artes VisuaisAV49.00.0
AudiovisualAud12.00.0
Ciência da ComunicaçãoCCm26.00.0
Ciências da ComputaçãoCCp42.00.0
Ciências EmpresariaisCE6.00.0
Game DesignGD39.00.0
MatemáticaMat6.00.0
Total 
180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 8309-801-1101-00-23 
DesenhoAV6.0
11 Semestral 
 8309-801-1102-00-24 
Matemática para JogosMat6.0
11 Semestral 
 8309-801-1103-00-23 
Narrativa Não-LinearCCm6.0
11 Semestral 
 8309-801-1104-00-23 
Programação 1CCp6.0
11 Semestral 
 8309-801-1105-00-23 
SemióticaCCm4.0
11 Semestral 
 8309-801-1106-00-23 
Workshop Design de JogosGD2.0
12 Semestral 
 8309-801-1201-00-23 
Animação 2DAV/
CCp
6.0
12 Semestral 
 8309-801-1202-00-23 
Design e Produção de Assets 3DAV/
CCp
6.0
12 Semestral 
 8309-801-1203-00-23 
Imagem e Assets 2DAV/
CCp
6.0
12 Semestral 
 8309-801-1204-00-23 
Programação 2CCp6.0
12 Semestral 
 8309-801-1205-00-23 
Teoria e Cultura dos JogosGD6.0
21 Semestral 
 8309-801-2101-00-23 
Ambientes & Design de NívelAV/
GD
6.0
21 Semestral 
 8309-801-2102-00-23 
Captura de MovimentoAud2.0
21 Semestral 
 8309-801-2103-00-23 
Computação GráficaCCp6.0
21 Semestral 
 8309-801-2104-00-23 
Criação e Desenvolvimento de PersonagensAV/
CCm
6.0
21 Semestral 
 8309-801-2105-00-23 
Escrita Criativa para JogosGD/
CCm
6.0
21 Semestral 
 8309-801-2106-00-23 
VideoAud4.0
22 Semestral 
 8309-801-2201-00-23 
Animação 3DAV/
CCp
6.0
22 Semestral 
 8309-801-2202-00-23 
Documentos de Design & StoryboardGD6.0
22 Semestral 
 8309-801-2203-00-23 
História, Fantasia e Ficção CientíficaCCm6.0
22 Semestral 
 8309-801-2204-00-23 
Motion DesignAud6.0
22 Semestral 
 8309-801-2205-00-23 
Motores de JogosCCp6.0
31 Semestral 
 8309-801-3101-00-23 
Análise e Crítica de JogosGD6.0
31 Semestral 
 8309-801-3102-00-23 
Áudio para JogosGD/
Aud
6.0
31 Semestral 
 8309-801-3103-00-23 
Efeitos VisuaisAV/
CCp
6.0
31 Semestral 
 8309-801-3104-00-23 
Gestão de Projeto e Produção de JogosCE6.0
31 Semestral 
 8309-801-3105-00-23 
Inteligência ArtificialCCp6.0
32SemestralOpção 1 ↓
18.0
32 Semestral 
 8309-801-3202-00-23 
Pré-Produção de JogosGD6.0
32 Semestral 
 8309-801-3203-00-23 
Seminário AV/
CCp/
GD
6.0

Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2017, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 60
Registo inicial: R/A-Ef 269/2011 de 18-03-2011
Documentos adicionais

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