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Operações Hoteleiras


Diploma conferido
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Nível da qualificação
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Requisitos de Acesso
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Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
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Perfil do programa de estudos
Planear, gerir e coordenar o alojamento hoteleiro e empresas turísticas, assim como supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de ocupação hoteleira, coordenar atividades dos serviços de alimentação e bebidas e aplicar e acompanhar a implementação de política de marketing e vendas. ---


Principais resultados da aprendizagem
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Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Operações Hoteleiras insere-se na área de formação de Hotelaria e Restauração, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos. Especificamente, os diplomados estão preparados para:
- Gerir e coordenar fluxos de comunicação entre os diversos serviços/departamentos de uma unidade hoteleira.
- Aplicar e supervisionar boas práticas no atendimento ao cliente e na comunicação com entidades externas.
- Assegurar o primeiro contacto do cliente com o hotel, efetuando o serviço de reservas, check-in e check-out.
- Processar as reservas e aplicar as técnicas de vendas por diversos meios de divulgação oferecendo o produto e serviço adequado a cada cliente.
- Coordenar a gestão dos andares e as tarefas inerentes, tais como, plano de limpezas, fiscalização dos quartos e gestão dos procedimentos técnicos e de segurança relacionados com lavandaria e rouparia.
- Planear e executar tarefas relacionadas com alimentação e bebidas, como elaborar ementas, cartas de vinhos e as suas fichas técnicas, gestão de inventários e organizar os espaços de cozinha, bar e sala consoante a imagem e estratégia da unidade hoteleira, utilizando as regras de serviço e a linguagem técnica adequada.
- Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes e dos pacotes turísticos associados ao serviço de hotelaria.
- Aplicar a legislação em vigor ligada à atividade hoteleira conhecendo os direitos e obrigações da entidade e o direito do consumidor.
- Apoiar os serviços de contabilidade inerentes à atividade da unidade hoteleira, identificando as rubricas de custos e de receitas.
- Gerir e coordenar regras de protocolo e etiqueta de acordo com a tipologia e convidados na organização de eventos e atividades.
- Gerir equipas de trabalho em diferentes serviços/departamentos.
- Aplicar e executar os princípios e metodologias de Revenue Management às operações hoteleiras.
- Planear a atividade hoteleira de acordo com as tendências relacionadas com o turismo e setor hoteleiro.

Acesso a outros ciclos de estudos
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Requisitos de graduação
Completar, com aprovação, todas as unidades curriculares do curso.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
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Diretor de Curso
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Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ciências Empresariais34011.00.0
Direito3807.00.0
Hotelaria e Restauração81169.00.0
Indústrias Alimentares5416.00.0
Informática4806.00.0
Línguas e Literaturas Estrangeiras22212.00.0
Psicologia3113.00.0
Turismo e Lazer8126.00.0
Total 
120.0---

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 4040-797-1101-00-23 
Contabilidade Aplicada à Hotelaria3405.0
11 Semestral 
 4040-797-1102-00-23 
Introdução ao Turismo8123.0
11 Semestral 
 4040-797-1103-00-23 
Introdução às operações hoteleiras8116.0
11 Semestral 
 4040-797-1104-00-23 
Legislação hoteleira3807.0
11 Semestral 
 4040-797-1105-00-23 
Lingua Estrangeira: Espanhol I2223.0
11 Semestral 
 4040-797-1106-00-23 
Lingua Estrangeira: Inglês I2223.0
11 Semestral 
 4040-797-1107-00-23 
Tecnologias de Informação e Comunicação4803.0
12 Semestral 
 4040-797-1201-00-23 
Atendimento ao cliente8113.0
12 Semestral 
 4040-797-1202-00-23 
Enologia8113.0
12 Semestral 
 4040-797-1203-00-23 
Gastronomia8113.0
12 Semestral 
 4040-797-1204-00-23 
Gestão de Alimentos e Bebidas I8113.0
12 Semestral 
 4040-797-1205-00-23 
Gestão de Alimentos e Bebidas II8113.0
12 Semestral 
 4040-797-1206-00-23 
Higiene e Segurança Alimentar5416.0
12 Semestral 
 4040-797-1207-00-23 
Informática aliada à Hotelaria4803.0
12 Semestral 
 4040-797-1208-00-23 
Lingua Estrangeira: Espanhol II2223.0
12 Semestral 
 4040-797-1209-00-23 
Lingua Estrangeira: Inglês II2223.0
21 Semestral 
 4040-797-2101-00-23 
Back Office8113.0
21 Semestral 
 4040-797-2102-00-23 
Coaching para Desenvolvimento Interpessoal3113.0
21 Semestral 
 4040-797-2103-00-23 
Design Thinking e empreendorismo3406.0
21 Semestral 
 4040-797-2104-00-23 
Front Office8113.0
21 Semestral 
 4040-797-2105-00-23 
Gestão de andares8113.0
21 Semestral 
 4040-797-2106-00-23 
Gestão de eventos8123.0
21 Semestral 
 4040-797-2107-00-23 
Operações de lavandaria8113.0
21 Semestral 
 4040-797-2108-00-23 
Revenue Management8116.0
22 Semestral 
 4040-797-2201-00-23 
Estágio81130.0

Acreditação/Registo
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