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Design de Jogos Digitais e Gamificação


Diploma conferido
CTeSP em Design de Jogos Digitais e Gamificação

Nível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos do ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos.
O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Perfil do programa de estudos
Contribuir, de forma autónoma ou sob supervisão, para analisar, desenhar, desenvolver e avaliar jogos digitais e produtos gamificados com objetivos sérios ou lúdicos recorrendo a tecnologias específicas e integrando equipas multidisciplinares. Design de Jogos;
Artes;
Ciências da Comunicação;
Informática;
Línguas.

Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Administração e Negócios é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.

Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos Digitais e Gamificção prepara os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
1.     Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção, design e desenvolvimento de um jogo digital ou produto gamificado;
2.     Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos digitais ou produtos gamificados;
3.     Identificar e aplicar princípios de design adequados de acordo com públicos-alvo e contextos de aplicação de jogos digitais e produtos gamificados;
4.     Identificar e aplicar as pipelines, ferramentas, motores de jogo, algoritmos e estruturas de dados mais adequados a cada tipo de projeto;
5.     Identificar e aplicar as técnicas adequadas de conceção, captação e produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D);
6.     Conceber jogos digitais e produtos gamificados reconhecendo o papel das emoções e comportamentos humanos nas interações;
7.     Identificar necessidades e responder criativamente com soluções de jogos e produtos gamificados;
8.     Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas;
9.     Comunicar e interpretar documentação técnica em língua portuguesa e inglesa;
10.   Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação em projetos colaborativos.

Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio.

Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.estig.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
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Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
ArtesA27.00.0
Ciências da Comunicação / ArtesCCm4.00.0
Design de JogosDJ19.00.0
Design de Jogos/Informática/ArtesDJ / I / A48.00.0
InformáticaI18.00.0
LinguasL4.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 4102-816-1101-00-23 
Comunicação Visual e Semiótica para JogosCCm4.0
11 Semestral 
 4102-816-1102-00-23 
Inglês Técnico para JogosL4.0
11 Semestral 
 4102-816-1103-00-23 
Introdução à programaçãoI6.0
11 Semestral 
 4102-816-1104-00-23 
Laboratório de Jogos 1DJ / I / A6.0
11 Semestral 
 4102-816-1105-00-23 
Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 1DJ4.0
11 Semestral 
 4102-816-1106-00-23 
Vídeo, pós-produção e gráficos animadosA6.0
12 Semestral 
 4102-816-1201-00-23 
Assets 2DA6.0
12 Semestral 
 4102-816-1202-00-23 
Design da Experiência do Utilizador (UxD)DJ3.0
12 Semestral 
 4102-816-1203-00-23 
Design de Interfaces para Jogos (UI)A3.0
12 Semestral 
 4102-816-1204-00-23 
Laboratório de Jogos 2DJ / I / A6.0
12 Semestral 
 4102-816-1205-00-23 
Motores e Plataformas de Desenvolvimento 1I6.0
12 Semestral 
 4102-816-1206-00-23 
Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 2DJ6.0
21 Semestral 
 4102-816-2101-00-23 
3D Low Poly para REA6.0
21 Semestral 
 4102-816-2102-00-23 
Áudio imersivo para REA3.0
21 Semestral 
 4102-816-2103-00-23 
Laboratório de Jogos 3DJ / I / A6.0
21 Semestral 
 4102-816-2104-00-23 
Motores e Plataformas de Desenvolvimento 2I6.0
21 Semestral 
 4102-816-2105-00-23 
Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 3DJ6.0
21 Semestral 
 4102-816-2106-00-23 
Vídeo 360ºA3.0
22 Semestral 
 4102-816-2201-00-23 
EstágioDJ / I / A30.0

Acreditação/Registo
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