Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico
Diploma conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing e Comércio EletrónicoNível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos do ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos.O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Perfil do programa de estudos
Colaborar, de forma autónoma ou sob supervisão, no departamento comercial ou de marketing, recorrendo a técnicas de organização, argumentação, negociação e venda, apoiando-se em ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, promovendo a prospeção e captação de novos clientes e garantindo a satisfação e fidelização de clientes atuais. Marketing e PublicidadePrincipais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico insere-se na área de formação de Marketing e Publicidade, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:- Gerir a área comercial ou de vendas utilizando os canais de comunicação, venda e distribuição adequados.
- Participar na gestão de marketing da organização.
- Estudar os produtos e/ou serviços da organização, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral.
- Definir estratégias de produto com base na leitura e perceção das necessidades dos clientes, atuando como elo de ligação entre a empresa e o cliente.
- Dinamizar a promoção da venda e o acompanhamento do cliente.
- Gerir produtos, equipas e pontos de venda.
- Supervisionar a aplicação de técnicas de atendimento e venda omni-canal.
- Planear e controlar stocks.
- Monitorizar os níveis de satisfação, gerir e promover a fidelização de clientes.
- Conceber e coordenar o serviço de pós-venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Gerir a informação integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.
Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.estig.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo inteiroDiretor de Curso
Ricardo Jorge Vieira Correia ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Audiovisuais e produção dos media | APM | 12.0 | 0.0 |
Ciências Empresariais | CE | 6.0 | 0.0 |
Ciências informáticas | CI | 24.0 | 0.0 |
Direito | Dir | 6.0 | 0.0 |
Estatística | Est | 6.0 | 0.0 |
Gestão e Administração | GA | 6.0 | 0.0 |
Línguas e literaturas estrangeiras | LLE | 6.0 | 0.0 |
Marketing e publicidade | MP | 54.0 | 0.0 |
Total | 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 4096-751-1101-00-24 | Gestão de Marketing | MP | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4096-751-1102-00-24 | Inglês Aplicado ao Marketing | LLE | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4096-751-1103-00-24 | Introdução à Gestão | GA | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4096-751-1104-00-24 | Métodos e Estatística para o Marketing | Est | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4096-751-1105-00-24 | Tecnologias da Informação e Comunicação | CI | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4096-751-1201-00-23 | Comunicação de Apoio à Venda | MP | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4096-751-1202-00-23 | Distribuição e Logística | CE | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4096-751-1203-00-23 | Escrita Criativa Aplicada ao Marketing | APM | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4096-751-1204-00-23 | Gestão Comercial e Negociação | MP | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4096-751-1205-00-23 | Multimédia | APM | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4096-751-2101-00-24 | Comércio Eletrónico | CI | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4096-751-2102-00-24 | Direito do Marketing Digital | Dir | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4096-751-2103-00-24 | Gestão da Informação de Marketing | CI | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4096-751-2104-00-24 | Marketing Digital | APM | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4096-751-2105-00-24 | Marketing Relacional | MP | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 4096-751-2201-00-23 | Estágio | MP | 30.0 |
Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 85/2014 de 20-10-2014Registos de alteração:
R/Cr 85.1/2014 de 02-02-2016 | R/Cr 85.2/2014 de 29-04-2022
Diplomas legais: Aviso n.º 14253/2015 de 04-12-2015 | Aviso n.º 14724/2016 de 24-11-2016