Comunicação Digital
Diploma conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional em Comunicação DigitalNível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos do ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos.O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Perfil do programa de estudos
Gerir a comunicação da organização, planear e implementar planos de comunicação, monitorizar e avaliar as ações do plano, assim como produzir conteúdos para diferentes plataformas digitais, sustentando a sua atuação nas potencialidades do ambiente digital, salvaguardando a ética e a legalidade. Artes, Comunicação e Multimédia.Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Comunicação Digital é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:- Conceber planos de comunicação adequados a diferentes contextos de modo a potenciar a presença digital.
- Implementar as ações projetadas no plano de comunicação em ambiente digital, considerando os aspetos legais e éticos.
- Gerir a informação de suporte à comunicação no que concerne à procura, seleção, organização, análise, partilha e publicação.
- Planear e produzir conteúdos de comunicação considerando os objetivos da organização, os objetivos do público-alvo, e as características dos meios de comunicação.
- Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificar ações com melhores resultados e implementar medidas corretivas.
- Desenvolver estratégias que promovam a dinamização dos relacionamentos entre a organização e os públicos de interesse.
Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.estig.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Raquel Cristina Sousa Pires ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Audiovisual e Produção dos Media | Aud.P.M. | 66.0 | 0.0 |
Ciências Informáticas | C.Inf. | 6.0 | 0.0 |
Direito | Dir. | 6.0 | 0.0 |
Estatística | Est. | 6.0 | 0.0 |
Informática | Inf. | 6.0 | 0.0 |
Língua Estrangeira | Ling.E. | 6.0 | 0.0 |
Língua Materna | Ling.M. | 6.0 | 0.0 |
Marketing e Publicidade | MP | 18.0 | 0.0 |
Total | 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 2 | Semestral | 4079-590-1001-00-23 | Comunicação Organizacional | MP | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4079-590-1002-00-24 | Comunicação Visual | Aud.P.M. | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4079-590-1003-00-23 | Design de Interação | Aud.P.M. | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4079-590-1004-00-24 | Ferramentas Informáticas | Inf. | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4079-590-1005-00-24 | Fundamentos de Marketing | MP | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4079-590-1006-00-24 | Inglês Técnico | Ling.E. | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4079-590-1007-00-23 | Laboratório Audiovisual I | Aud.P.M. | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4079-590-1008-00-23 | Redação Web | Aud.P.M. | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4079-590-1009-00-24 | Técnicas de Expressão e Comunicação | Ling.M. | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4079-590-1010-00-23 | Tecnologias Web | Aud.P.M. | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4079-590-2001-00-24 | Análise de Dados | Est. | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4079-590-2002-00-22 | Direito da Comunicação | Dir. | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 4079-590-2003-00-23 | Estágio | Aud.P.M. | 30.0 |
2 | 1 | Semestral | 4079-590-2004-00-24 | Gestão da Informação | C.Inf. | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4079-590-2005-00-24 | Laboratório Audiovisual II | Aud.P.M. | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4079-590-2006-00-24 | Marketing Digital | MP | 6.0 |
Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 124/2015 de 30-06-2015Registos de alteração: R/Cr 124.1/2015 de 04-04-2016 | R/Cr 124.2/2015 de 25-05-2018
Diplomas legais: Aviso n.º 846/2016 de 26-01-2016