Acompanhamento de Crianças e Jovens
Diploma conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens.Nível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).
Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos no 2.º semestre do 2.º ano.O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes em várias áreas de educação e formação. A área principal da componente de formação técnica é Serviços de Apoio a Crianças e Jovens. A área de formação mais geral é Serviços de apoio a crianças e jovens.Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos); técnica (66 créditos); em contexto de trabalho (30 créditos).A conclusão do curso exige, aos alunos, a aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Apoio a Crianças e Jovens é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.
Perfil ocupacional dos diplomados
O perfil ocupacional define-se por uma Descrição Geral e por Actividades Principais. São as seguintes:Descrição Geral - Conceber, dinamizar, orientar e supervisionar actividades educativas para crianças e jovens em diferentes respostas sócio-educativas, contribuindo para a sua valorização humana e social.
Actividades Principais:
1. Elaborar planos de intervenção educativa com crianças e jovens, em diferentes respostas sócio-educativas;
2. Elaborar materiais de apoio sócio-educativo adequados às diferentes faixas etárias com que desenvolvem a sua intervenção;
3. Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e e sócio-afectivo em diferentes contextos;
4. Assegurar as condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
5. Dinamizar projetos sócio-educativas adequados a crianças e jovens;
6. Gerir métodos e técnicas de intervenção sócio-educativa que permitam construir respostas ajustadas a cada situação e aos desafios emergentes;
7. Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento global;
8. Elaborar estudos sobre os contextos e as práticas educativas em que se envolve;
9. Gerir relações interpessoais em contextos interculturais.
Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio. Os titulares do diploma de técnico superior profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens podem candidatar-se, com dispensa da prova de ingresso, às seguintes Licenciaturas do IPB: Educação Social; Educação Básica; Educação Ambiental.Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao).Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Manuel Luis Pinto Castanheiro ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Belas-Artes | BA | 6.0 | 0.0 |
Ciência Política e Cidadania | CPC | 7.0 | 0.0 |
História e Arqueologia | HA | 4.0 | 0.0 |
Informática na Ótica do Utilizador | IOU | 6.0 | 0.0 |
Língua e Literatura Materna | LLM | 6.0 | 0.0 |
Línguas e Literaturas Estrangeiras | LLE | 6.0 | 0.0 |
Matemática | Mat | 6.0 | 0.0 |
Psicologia | Psi | 12.0 | 0.0 |
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens | SACJ | 67.0 | 0.0 |
Total | 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 4052-552-1101-00-23 | Cidadania e Educação | CPC | 7.0 |
1 | 1 | Semestral | 4052-552-1103-00-23 | História das Instituições Socioeducativas | HA | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 4052-552-1104-00-23 | Língua Portuguesa | LLM | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4052-552-1105-00-23 | Organização e Gestão de Projetos em Contextos Socioeducativos | SACJ | 7.0 |
1 | 1 | Semestral | 4052-552-1106-00-23 | Tecnologias da Informação e Comunicação | IOU | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4052-552-1201-00-23 | Comunicação e Dinâmica de Grupos | Psi | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4052-552-1202-00-23 | Língua Estrangeira - Inglês | LLE | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4052-552-1203-00-23 | Métodos e Técnicas de Intervenção Artística | BA | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4052-552-1204-00-23 | Psicologia Social | Psi | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4052-552-1205-00-23 | Educação para a Saúde de Crianças e Jovens | SACJ | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4052-552-2101-00-22 | Análise da Prática e dos Contextos Profissionais | SACJ | 7.0 |
2 | 1 | Semestral | 4052-552-2102-00-23 | Crianças e Jovens com Necessidades Especiais | SACJ | 4.0 |
2 | 1 | Semestral | 4052-552-2103-00-23 | Métodos Quantitativos | Mat | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4052-552-2104-00-23 | Modelos de Intervenção Profissional | SACJ | 7.0 |
2 | 1 | Semestral | 4052-552-2105-00-23 | Prevenção de Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens | SACJ | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 4052-552-2201-00-23 | Estágio | SACJ | 30.0 |
Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 117/2015 de 26-06-2015Diplomas legais: Aviso n.º 11611/2017 (2.ª série) de 02-10-2017