Operações Hoteleiras
Diploma conferido
---Nível da qualificação
---Requisitos de Acesso
---Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
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Perfil do programa de estudos
Planear, gerir e coordenar o alojamento hoteleiro e empresas turísticas, assim como supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de ocupação hoteleira, coordenar atividades dos serviços de alimentação e bebidas e aplicar e acompanhar a implementação de política de marketing e vendas. ---Principais resultados da aprendizagem
---Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Operações Hoteleiras insere-se na área de formação de Hotelaria e Restauração, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos. Especificamente, os diplomados estão preparados para:- Gerir e coordenar fluxos de comunicação entre os diversos serviços/departamentos de uma unidade hoteleira.
- Aplicar e supervisionar boas práticas no atendimento ao cliente e na comunicação com entidades externas.
- Assegurar o primeiro contacto do cliente com o hotel, efetuando o serviço de reservas, check-in e check-out.
- Processar as reservas e aplicar as técnicas de vendas por diversos meios de divulgação oferecendo o produto e serviço adequado a cada cliente.
- Coordenar a gestão dos andares e as tarefas inerentes, tais como, plano de limpezas, fiscalização dos quartos e gestão dos procedimentos técnicos e de segurança relacionados com lavandaria e rouparia.
- Planear e executar tarefas relacionadas com alimentação e bebidas, como elaborar ementas, cartas de vinhos e as suas fichas técnicas, gestão de inventários e organizar os espaços de cozinha, bar e sala consoante a imagem e estratégia da unidade hoteleira, utilizando as regras de serviço e a linguagem técnica adequada.
- Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes e dos pacotes turísticos associados ao serviço de hotelaria.
- Aplicar a legislação em vigor ligada à atividade hoteleira conhecendo os direitos e obrigações da entidade e o direito do consumidor.
- Apoiar os serviços de contabilidade inerentes à atividade da unidade hoteleira, identificando as rubricas de custos e de receitas.
- Gerir e coordenar regras de protocolo e etiqueta de acordo com a tipologia e convidados na organização de eventos e atividades.
- Gerir equipas de trabalho em diferentes serviços/departamentos.
- Aplicar e executar os princípios e metodologias de Revenue Management às operações hoteleiras.
- Planear a atividade hoteleira de acordo com as tendências relacionadas com o turismo e setor hoteleiro.
Acesso a outros ciclos de estudos
---Requisitos de graduação
Completar, com aprovação, todas as unidades curriculares do curso.Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
---Diretor de Curso
---Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Ciências Empresariais | 340 | 11.0 | 0.0 |
Direito | 380 | 7.0 | 0.0 |
Hotelaria e Restauração | 811 | 69.0 | 0.0 |
Indústrias Alimentares | 541 | 6.0 | 0.0 |
Informática | 480 | 6.0 | 0.0 |
Línguas e Literaturas Estrangeiras | 222 | 12.0 | 0.0 |
Psicologia | 311 | 3.0 | 0.0 |
Turismo e Lazer | 812 | 6.0 | 0.0 |
Total | 120.0 | --- |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1101-00-24 | Contabilidade Aplicada à Hotelaria | 340 | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1102-00-24 | Introdução ao Turismo | 812 | 3.0 |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1103-00-24 | Introdução às operações hoteleiras | 811 | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1104-00-24 | Legislação hoteleira | 380 | 7.0 |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1105-00-24 | Lingua Estrangeira: Espanhol I | 222 | 3.0 |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1106-00-24 | Lingua Estrangeira: Inglês I | 222 | 3.0 |
1 | 1 | Semestral | 4040-797-1107-00-24 | Tecnologias de Informação e Comunicação | 480 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1201-00-24 | Atendimento ao cliente | 811 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1202-00-24 | Enologia | 811 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1203-00-24 | Gastronomia | 811 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1204-00-24 | Gestão de Alimentos e Bebidas I | 811 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1205-00-24 | Gestão de Alimentos e Bebidas II | 811 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1206-00-24 | Higiene e Segurança Alimentar | 541 | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1207-00-24 | Informática aliada à Hotelaria | 480 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1208-00-24 | Lingua Estrangeira: Espanhol II | 222 | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4040-797-1209-00-24 | Lingua Estrangeira: Inglês II | 222 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2101-00-24 | Back Office | 811 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2102-00-24 | Coaching para Desenvolvimento Interpessoal | 311 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2103-00-24 | Design Thinking e empreendorismo | 340 | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2104-00-24 | Front Office | 811 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2105-00-24 | Gestão de andares | 811 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2106-00-24 | Gestão de eventos | 812 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2107-00-24 | Operações de lavandaria | 811 | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4040-797-2108-00-24 | Revenue Management | 811 | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 4040-797-2201-00-24 | Estágio | 811 | 30.0 |