selo-acesso1

Notícias Notícias 2013 Alunos de Portugal
Alunos de Portugal
Seg, 25 de Fevereiro de 2013 10:11

Os Portugueses, João Pedro Cordeiro Moreiras (21 anos) e Rui Tiago Figueiredo Podence (25 anos), são os mais novos estudantes internos do IFSULDEMINAS – Câmpus Machado. Naturais de Bragança (região Norte de Portugal), os novatos chegaram até o Câmpus Machado através de um acordo internacional firmado entre o Instituto Politécnico de Bragança, onde cursavam Informática de Redes, e o IFSULDEMINAS.

Eles disseram que foram motivados a vir para o Câmpus para “conhecer novas culturas, ampliar os horizontes e melhorar o currículo”. Chegaram à Machado na madrugada de domingo, dia 24, depois de mais 30 horas de viagem. Ao serem perguntados sobre as primeiras impressões que tiveram, destacaram a grandiosidade do Câmpus, o calor da cidade e a receptividade das pessoas. DSCF4946

Até o fim de julho, os estudantes cursarão algumas disciplinas do curso de Licenciatura em Computação. E, depois, retornarão para sua cidade natal. No Câmpus Machado, os portugueses foram recepcionados pelo Reitor, Sérgio Pedini, pelo Diretor-Geral, Prof. Walner José Mendes, pelo Pró-Reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, Pelo Diretor de Desenvolvimento Educacional, Prof. Carlos Henrique Reinato, e pelo Coordenador-Geral de Ensino, Prof. Luciano Pereira Carvalho. Para o Prof. Luciano, essa interação dos alunos portugueses com os demais do Câmpus “é muito importante para que os nossos estudantes troquem conhecimento e experiências”. O Coordenador espera também que essa novidade possa despertar o interesse nos discentes do Câmpus por essa possibilidade de estudos fora do país.

Oportunidade de Intercâmbio

A Pró-Reitoria de Ensino e a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS lançarão, no dia 28/02, um edital de mobilidade acadêmica para estudantes do Instituto. Serão oferecidas bolsas no valor de U$870 em seis países. Mais informações no site da Reitoria ou no link da Assessoria Internacional.

Fotos: Diêgo Souza

Texto: Daniel Aroni

Estagiário: Diêgo Souza (Licenciatura em Computação)

Ascom/IFSULDEMINAS – Câmpus Machado