Weby shortcut
intercambio.capa

Intercâmbio estudantil: uma experiência para a vida

Conheça a experiência do Otávio do curso de Zootecnia

Internacionalização

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG,  em parceria com as Regionais, tem por princípio apoiar e incentivar ações e interações internacionais que visem a melhoria da qualidade do ensino, que incentivem o avanço da pesquisa garantindo a geração de conhecimento, e que promovam a interação das sociedades numa ótica em que seja respeitada a diversidade cultural existente. Com isso, tem-se como objetivo formar profissionais tecnicamente competentes e conscientes de seu papel de cidadão.

A experiência de viver em outro país proporciona ao profissional conhecer hábitos diferentes, abrindo uma nova perspectiva, com isso o intercambista precisa se adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer, como pessoa e profissional.

A experiência de participar de uma atividade de intercâmbio é algo inesquecível.

Conheça a experiência do Otavio, do curso de Zootecnia da Regional Jataí:

Depoimento

Apresentação: Otavio Pereira Martins, graduando em Zootecnia, pela Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, cursando o 8°período.

otavio.zoo

Sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio, conhecer outro país, enfim conhecer o mundo, e no final de 2015 a oportunidade bateu em minha porta, e fui selecionado para um intercâmbio em Portugal, no Instituto Politécnico de Bragança, durante o período de Fevereiro a Julho de 2016.

As experiências novas já começaram aqui no Brasil, como tirar o passaporte, conseguir o visto de residência, a compra de passagens e reserva de hostel. No dia 11/02/2016 embarquei, e passei os primeiros dias em Porto, conhecendo melhor a história do país, a cultura e um pouco dos costumes locais.

A parte acadêmica foi extremamente proveitosa e válida, conheci várias fazendas de grande porte que se utilizam de tecnologias não muito comuns aqui no Brasil, as disciplinas realizadas foram excelentes aliando conhecimento teórico com o prático, em que teve várias aulas práticas nas fazendas do Instituto, também realizei um estágio no CIMO (Centro de Investigação de Montanha) essa foi outra experiência fantástica, pois trabalhei no campo e no laboratório, em um projeto de recuperação de pastagens. O Instituto oferece várias oportunidades para os intercambistas basta saber aproveitar, a moradia ofertada pelo IPB também é de uma qualidade excelente, em que a estrutura da casa fornece todo conforto para o melhor desempenho dos estudantes.

E apesar de a língua oficial ser o Português, lá habitam muitos estudantes do mundo todo, e o único meio de comunicação com eles é o Inglês, então diria a quem se interessa em um dia fazer um intercâmbio, que estude a língua inglesa. Em um apanhado geral dos 5 meses lá vivido, foi uma experiência única, voltei com uma mentalidade diferente, mais madura e consciente, recomendo à todas as pessoas e espero um dia voltar para rever os amigos.

Fonte : CAI-REJ

Categorias : notícias