Protocolos de Colaboração
Administração Regional de Saúde do Norte
O presente protocolo tem como objetivo a cooperação mútua na área da educação e promoção da saúde
Águas e Parque Biológico de GAIA
Tem por objeto estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as duas instituições de modo a que atividades que se dedicam, nomeadamente atividades nos domínios do ensino, formação e investigação, participação em projetos de investigação e de prestação de serviços à comunidade, de âmbito nacional e internacional , acesso a bibliotecas e redes de informação, utilização de equipamentos e espaços, estágios científicos e técnicos e outras medidas que contribuam para a prossecução dos objetivos de ambas as partes.
Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé
O presente protocolo estabelece os deveres e as obrigações entre as partes acima identificadas com o intuito de proporcionar a Alunos do Primeiro Outorgante, a integração em Projetos/Estágios curriculares da responsabilidade do Segundo Outorgante, ou submetidos em parceria.
Banco Santander Totta
Estabelece vantagens para os colaboradores do IPB.
Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Região de Bragança
Realização de Projeto “Desenvolvimento de sistemas de controlo da mosca da azeitona, Bactrocera oleae Gmel, de baixo impacto ambiental”.
Caixa Geral de Depósitos
A CGD prestará gratuitamente o serviço de produção de cartões a emitir para toda a população (Alunos Funcionários, Docentes e Investigadores) do IPB
Caixa Geral de Depósitos
A CGD proporcionará à População Escolas e ao IPB uma oferta de produtos e serviços financeiros em condições preferenciais.
Caixa Geral de Depósitos
O Protocolo celebrado entre as duas partes em 29/09/2006 mantêm-se integralmente em vigor
Caixa Geral de Depósitos
Produção de Cartões de Identificação dos alunos, docentes e funcionários; Benefícios de condições preferenciais na oferta de produtos e serviços da CGD aos titulares do Cartão Caixa Universidade Politécnico.
Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas
Dispensa de estágio aos candidatos a TOC desde que apresentem certidão de aproveitamento das disciplinas: Projeto I, II e III.
Casa do Professor de Bragança
Realização de atividades ou ações de formação contínua, realização de colóquios, conferências, congressos, etc
Centro Apostólico de Acolhimento e Formação - Fundação Betânia
Contribuir para o desenvolvimento sócio económico dos Jovens em risco
Centro de Desenvolvimento Florestal (CDF)
Acordo de promotores
Centro de estudos de Física, Acústica e Telecomunicações da FEUP
Ações de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico (I&DT) nas áreas da Física, Acústica e Telecomunicações.
Centro de Formação Contínua de Professores de Bragança e Vinhais
Formação contínua de Professores
Centro de Formação Francisco de Holanda
Constitui objeto do presente protocolo criar um sistema de colaboração entre as entidades signatárias na área da formação contínua de professores.
Centro de Gestão da Empresa Agrícola da Terra Fria
Cedência de instalações que permitam o funcionamento da sede do CGEATF.
Centro Hospitalar do Nordeste
Estabelece regras e princípios de colaboração mútua com vista à melhoria da gestão da Quinta da Trajinha, para que esta possa representar uma mais valia terapêutica para o Centro Hospitalar, possibilitando a prossecução dos objetivos implícitos ao Projeto UDEP, e possam os seus recursos materiais (animais, produções vegetais..) serem também valorizados, quer pelo Centro Hospitalar quer pela Escola Superior Agrária de Bragança.
Centro Hospitalar do Nordeste
Protocolo de cooperação para o desenvolvimento do Projeto "Biomassa lenhosa para produção de energia: desenvolvimento de sistemas sustentáveis de fornecimento de bens e serviços de produção, regulação e conservação"
Centro Hospitalar do Nordeste
Colaboração Cultural, Técnica e Científica / Realização de Estágios
Centro Hospitalar do Nordeste
Cooperação nos Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem
Centro Hospitalar do Nordeste
O presente protocolo tem como objetivo permitir a realização de um estágio profissionalizante aos alunos do Curso de Mestrado em Exercício e Saúde.
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Cooperação entre o IPB e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, visa articular as necessidades do ensino através do desenvolvimento de cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem.
Centro Social de Cova e Gala
Realização de estágio ou projeto – Curso de Animação e Produção Artística.
Centro Social Nossa Senhora de Fátima
Apoio Técnico pedagógico com disponibilização de recursos humanos do IPB.
Centro Social do Sagrado Coração de Jesus
O presente protocolo tem por objeto promover e regular formas de cooperação entre as duas Instituições no âmbito da formação e da promoção da qualidade e de projetos de investigação e de intervenção na área da Creche e da Educação Pré-Escolar
CEIB - Informática e Comunicações
Estabelece entre os dois outorgantes e compromisso de promoverem, desenvolverem e realizarem formas de cooperação de comum acordo nas áreas relacionadas com as competências de cada um.
Clínica de Enfermagem Brigantina
Fornecimento de serviços prestados aos alunos e docentes do IPB em condições especiais e vantajosas
Clube Académico de Bragança
Colaboração de atividades desportivas, cedência de instalações e equipamentos
Colóquios da Lusofonia
Colaboração em colóquios anuais da Lusofonia na preservação da língua portuguesa e das culturas lusófonas.
Companhia de Seguros Império
Realização de estudos e projetos de investigação, estágios de finalistas dos cursos ministrados pelo IPB
Delegação Florestal
Facilitar a atividade curricular da ESA, especialmente na realização de aulas práticas e no desenvolvimento de estágios.
Delegação Florestal
O Protocolo de cooperação estabelece os princípios de cooperação entre as duas entidades tendo em vista a realização de quatro ações de formação sobre " Dendrologia, Folhosas, Resinosas, instalação de
Departamento Gestão Recursos Educativos
Fornecimento da formação de docentes, denominada Profissionalização em serviço.
Departamento Gestão Recursos Educativos
Desenvolvimento conjunto de projetos na área da educação e tem por âmbito específico a Educação de Infância Itinerante, em curso em Vinhais.
Departamento Gestão Recursos Educativos
Fornecimento da formação de docentes, denominada Profissionalização em serviço.
Departamento Gestão Recursos Educativos
Fornecimento da formação de docentes, denominada Profissionalização em serviço.
Departamento de Zoologia Universidade de Coimbra
Relações institucionais que permitirão aos professores e estudantes participar em programas de intercâmbio nas áreas da Biologia Aplicada, Fitopatologia e outras áreas de interesse comum
Desteque (Associação para o Desenvolvimento da Terra quente Transmontana)
Desenvolver estratégias de cooperação entre as instituições de ensino superior e as autarquias tendo em vista a promoção e incremento do empreendedorismo regional
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
Promoção de programas no âmbito do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Direcção Regional de Agricultura de Trás-os–Montes
Apoio por parte dos técnicos da DRATM aos alunos que no âmbito das suas disciplinas possuam conhecimentos inerentes ao Curso de operadores de Máquinas Agrícolas.
Direcção Regional de Agricultura de Trás-os–Montes
A DRATM cede ao IPB a título de comodato, o prédio urbano com artº 302, sito no local do Prado Novo, Freguesia de França, Concelho de Bragança, que se destina a Laboratório com R/C e uma divisão e com área de 70m2, tendo como confrontações a Norte, Sul, Nascente e Poente os Serviços Florestais e o parque exterior de tanques de alevinagem, elementos constituintes das instalações do Posto Aquícola do Prado Novo, na Freguesia de França.
Direcção Regional de Educação do Norte (DREN)
Intercâmbio de ideias e experiências decorrentes da prossecução dos fins específicos de cada um dos outorgantes. Ações no domínio educativo e de animação cultural.
Direcção dos Serviços Prisionais
Colaboração com a ESA no estabelecimento da sua atividade e de investigação nomeadamente na instalação e condução de ensaios em terrenos e plantações pertencentes ao Estabelecimento Prisional de Izeda.
Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento
Estabelecer a cooperação de índole educacional científica e técnica, no âmbito do Curso de Especialização em Gestão da Animação Turística.
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo
Colaboração no Curso Tecnológico de Vitivinicultura
Escola Profissional de Murça
Colaboração na criação, creditação e funcionamento de ursos de Especialização Tecnológica, nas áreas da Gestão e Contabilidade, Informática Turismo, Animação e Gestão Sócio-Cultural.
Escola Profissional de Murça
Estabelecer a cooperação de índole educacional cientifica e técnica, no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica em Aplicações Informáticas de Gestão..
Escola Profissional de Valongo
Cooperação que visam a organização e implementação do Curso de Especialização Tecnológica (nível 4).
Escola Nacional de Bombeiros
Disponibilização de cursos livres, de curta duração, nas áreas de Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, tendo como público alvo os alunos do IPB.
Escola Superior de Educação Guarda
Prestação de serviços a desenvolver pela ESE de Bragança através do Prof. Tiago Barbosa na lecionação de 30 horas letivas.
Escola Profissional do Alto Lima
Cooperação na área do ensino e da formação profissional
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Colaboração entre a ESHTE e IPB na organização de ações formativas e disponibilização de formadores habilitados nas áreas de formação e disponibilizar espaços nas suas instalações
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria - PROGRAMA CISCO NETWORKING ACADEMY
Colaboração dos dois outorgantes no funcionamento do Programa da Academia.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de intercâmbio nos domínios do ensino de investigação e da prestação de serviços em áreas de interesse comum e complementar
Escola de Voo do Nordeste
O presente protocolo estabelece as formas de cooperação entre os dois outorgantes
Estado Português
É celebrado o presente protocolo ao abrigo da iniciativa para o investimento e o emprego e relativo à comparticipação pelo Estado de obras a realizar com vista à melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.
Estado Português
Aditamento ao Protocolo celebrado a 1 de Junho de 2009
Estrutura de Missão – DOURO
Promover ao iniciativa empresarial e o empreendedorismo na RDD através da capacitação institucional e técnica de uma rede de entidades locais e regionais e da sua ação concertada e coordenada que contribua para a criação de um tecido dinâmico de pequenas empresas orientado para a valorização dos recursos endógenos da região
Federação de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro
A Federação compromete-se a realizar estágios curriculares a alunos finalistas da ESE, e esta cederá equipamentos a apoio técnico
Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
Promoção e desenvolvimento do sector apícola nacional, desenvolvimento das técnicas de pesquisa de Antibióticos no Mel.
Federação Portuguesa de Atletismo
Realização de estágios pedagógicos, seminários escolares do IPB no âmbito das atividades, organização técnica e gestão administrativa da AAB.
Federação Portuguesa de Andebol
Domínios na formação e investigação, bem como ações de consultoria no âmbito do desenvolvimento do Andebol.
Fundação Rei Afonso Henriques
O presente protocolo visa consolidar a cooperação institucional entre IPB e FRAH regulando os termos a que devem obedecer as ações de cooperação que irão desenvolver –se na sua vigência.
Futebol Clube do Porto
Tem como objetivo a cooperação entre o IPB e o FCP, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos académicos e de investigação, realização de estágios, serviços de consultoria a apoio técnico, na área do desporto.
Gabinete de Saúde
Acordo de cooperação entre o IPB e a Sub-Região de Saúde de Bragança e o Centro de Atendimento a Toxicodependentes – vigilância da saúde, prevenção e prestação de cuidados de saúde à população estudantil do Ensino Superior Politécnico
Hospital Sousa Martins
Estágios de Alunos, formação contínua e Investigação científica.
Inspecção Geral da Educação
Troca de informação, e frequência de cursos de pós-graduação de temas considerados relevantes
Inspecção Geral da Educação
O presente protocolo tem por objeto garantir a participação de avaliadores externos à IGE no processo de Avaliação Externa dos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a abranger, no prazo de três anos todo o universo dos Estabelecimentos de Educação e Ensino.
Inspecção Geral da Educação
Aditamento ao Protocolo identificando o Docente Henrique Ferreira, estabelecendo para cada intervenção 750€.
Instituto de Ciências biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto)
Acordo específico que visa a criação dos preparatórios (1º e 2º anos do Curso de Mestrado integrado em Medicina Veterinária.
Instituto de Ciências biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto)
ADENDA ao protocolo onde visa as condições gerais para a cooperação científica pedagógica e técnica entre as duas instituições na realização de formação Pós-graduação e de Mestrado
ICN- Instituto da Conservação da Natureza
Ações tendentes à obtenção do Estudo – Cartografia da vegetação natural e semi-natural do território continental português”
ICN- Instituto da Conservação da Natureza
ADENDA ao protocolo
Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (IDIT)
Atividades de I&DT e projetos.
Instituto de Emprego e Formação Profissional
Cooperação nos domínios da investigação, formação e desenvolvimento experimental; Aproveitamento mutuo de espaços físicos e recursos humanos.
Instituto de Emprego e Formação Profissional
Iniciativa Novas Oportunidades – promover a progressão dos níveis de qualificação dos funcionários com carácter de gratuitidade
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas
Consiste na disponibilização de formação prática do IFAP aos formandos do IPB até um número de 5, nas áreas de Engenharia Agronómica, Engenharia Biotecnológica, Engenharia Florestal, Engenharia Zootécnica e Fitoquímica.
INATEL
Colaboração nas áreas Desportiva, Recreativa e de Formação/Investigação.
IPTM – Instituto Profissional de Trás-os-Montes, Formação Lda.
Estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o IPTM e o IPB nas áreas relacionadas como o: desenvolvimento local e regional, a formação profissional e a realização de estudos
Instituto de Psicologia Neuropsicologia- IPSY´s
O IPSY´s concederá um desconto de 15% na sua livraria online Às Bibliotecas do IPB, estudantes do IPB das áreas de Psicologia, Educação, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Saúde, Neuropsicologia, Ciências Sociais e Humanas, Recursos Humanos, Linguística, Enfermagem e Medicina, devidamente identificada como tal.
ISHST – Instituto para a Segurança Higiene e Saúde no Trabalho
Inclusão de conteúdos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho nos sistemas Educativos e de formação profissional; intervenção da formação inicial de professores ministrada pela ESE
Instituto dos Registos e do Notariado
O presente protocolo estabelece os termos de colaboração entre o IRN I.P, e o IPB em prol dos membros respetivos e das atividades prosseguidas por ambas as instituições
Instituto de Segurança Social
Colaboração nas áreas da formação académica e profissional, informação, estudos e investigação. No âmbito da formação a prioridade vai para os estágios académicos ou curriculares.
Instituto de Segurança Social
Cooperação nas ações relacionadas com estágios académicos ou curriculares e profissionais.
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Porto)
Colaboração nas atividades de I&DT e projetos.
Instituto Nacional de Estatística - INE
O Instituto Nacional de Estatística compromete-se a fornecer com desconto especial de 50% um conjunto de publicações.
Instituto Nacional de Estatística - INE
Define as formas de colaboração entre as partes em matéria de acesso à Informação Estatística produzida pelo INE.
Instituto Nacional de Estatística - INE
A presente ADENDA tem por objeto definir as formas de colaboração entre as partes visando a criação de um segundo ponto de acesso à "Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior" localizado na EsACT
Instituo Nacional de Desporto
O presente Contrato Programa tem por objeto a construção de uma pista de Atletismo em piso sintético no Conselho a desenvolver sob a responsabilidade do IPB
Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA)
Cooperação nos domínios da investigação e desenvolvimento experimental e da formação.
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Permite desenvolver ações de cooperação Ao nível de ensino, nomeadamente para ministrar estágios em Saúde Pública durante o ano letivo 2007/2008
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Alteração relativa ao ano letivo de 2008/2009.
Instituto Jean Piaget / Nordeste – Macedo de Cavaleiros
Aproveitamento mútuo de recursos humanos; acesso aos alunos de ambas as instituições a seminários, colóquios e congressos levados a efeito quer por uma ou outra instituição.
Instituto Português do Oncologia de Francisco Gentil, IPO Porto
Ações pedagógicas e de Investigação na área da oncologia destinadas a professores e alunos, Ações de Investigação na área da Biologia celular.
Instituto Superior de Línguas e Administração de Bragança (ISLA)
Aproveitamento mútuo de recursos humanos; acesso aos alunos de ambas as instituições a seminários, colóquios e congressos levados a efeito quer por uma ou outra instituição.
Instituto Superior de Línguas e Administração de Bragança (ISLA)
Memorando relativo ao acordo entre o ISLA e o IPB promovido pela Comissão
Junta de Freguesia da Sé
Atividades culturais nas várias fases do ano (desfile Primavera, festa Natal, espetáculos de animação para as crianças do 1º ciclo e jardins de infância da área da Freguesia)
Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE)
Tem por objeto a execução do projeto de investimento em co-produção intitulado “LSRE/LCM LA: SHAPING THE FUTRURE OF CHEMICAL ENGINEERINGF AND TECNOLOGY, aprovado pelo Feder no Âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.
Laboratório de Processos de Separação de Separação e Reacção em Meios Porosos e Multifásicos
Colaboração nas atividades de I&DT e projetos.
Maison dês Jeunes et de la Culture
Realização de estágios ou Projetos para alunos do Curso de Animação e Produção Artística
MOVIJOVEM
Esta Adenda proporciona alojamento, durante os doze meses de cada ano civil, na Pousada de Juventude de Bragança, em regime de quartos duplos sem WC, sem pequeno-almoço incluído, a um número máximo de vinte e quatro (24) jovens alunos, portadores de cartão jovem ou de cartão de Alberguista válido, que se encontrem a frequentar o Instituto Politécnico de Bragança.
MUSEU ABADE DE BAÇAL
Protocolo de colaboração para desenvolvimento de projetos e realização de estágios curriculares.
NERBA
Empreender, conjuntamente, programas de Investigação, promoção de cursos de formação; estágios
NERBA
Desenvolver estratégias de cooperação entre as instituições de ensino superior e as autarquias tendo em vista a promoção e incremento do empreendedorismo regional
Fundação “Os Nossos Livros”
Assegurar e fomentar a cooperação entre as duas instituições, com vista à promoção da Educação artística, nomeadamente musical.
Obra Social Padre Miguel
Tem como objetivo promover a cooperação entre o IPB e a Obra Social Padre Miguel, tendo em vista o desenvolvimento conjunto de trabalho de índole tecnológica e científica, a realização de estágios e o desenvolvimento de qualquer outra ação que contribua para a consecução da missão de ambas as instituições.
Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Pelo presente protocolo e de acordo com o disposto na alínea f) do artº 15º do Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (EOTOC) e na alínea a) do nº 1 do artº 28º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da OTOC, é aceite a dispensa de estágio aos candidatos a TOC que apresentem prova de frequência com aproveitamento à unidade curricular designada por “Opção 1 – Projecto” do curso de Licenciatura em Gestão e Administração Pública da EsACT
Parque Natural de Montesinho
Dinamizar a formação de técnicos e a experimentação e investigação na área de apicultura
PORTUSPARK
Visa a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a instalar em dois pólos, situados em Vila Real e em Bragança, em zonas de proximidade ao IPB e à UTAD
PORTUSPARK
Carta de adesão do Instituto Politécnico de Bragança, como associado da PORTUSPARK
Procuradoria Geral Distrital do Porto
Protocolo de colaboração em que o IPB se compromete a desenvolver uma aplicação Web destinada à PGDP, por sua vez a PGDP compromete-se a indicar Magistrados do Ministério Público para intervirem em Seminários a organizar pelo IPB.
Professores EL Corte Inglés
Tem por objeto a formação na área científica do ensino da Língua Espanhola. O Leitor Espanhol lecionará unidades curriculares de Licenciatura e de Mestrado.
Professores EL Corte Inglés
Adenda ao Protocolo tem como objetivo a prorrogação para o ano letivo 2011-2012 da colaboração entre a Conselheira da Educação em Portugal e o IPB.
Profico (Ambiente e Ordenamento Ldª)
Tem por objeto a prestação de serviços no âmbito da elaboração dos trabalhos de desenvolvimento dos Estudos relativos à Medida Compensatória MC10 – Programa de Proteção e Valorização de Répteis, Anfíbios e Invertebrados no Vale do Sabor, no âmbito do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor (AHBS),
Profico (Ambiente e Ordenamento Ldª)
Tem por objeto a prestação de serviços no âmbito da elaboração dos trabalhos dos estudos de Qualidade da água segundo os critérios da Diretiva Quadro da Água no Âmbito da prestação "Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor",-MC3 - Estudo de Caraterização de Açudes tradicionais do Médio e Alto Sabor, no Âmbito da qual o Segundo Outorgante é subcontratado do Primeiro Outorgante.
Região de Turismo do Nordeste Transmontano
Estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre as duas entidades nas áreas relacionadas com o desenvolvimento local e regional, a formação profissional e a realização de estudos e projetos.
Santa Casa de Misericórdia de Bragança
Permite a realização de estágios aos alunos do Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, compatíveis com os objetivos do curso.
Santa Casa de Misericórdia de Miranda do Douro
Visa estabelecer cooperação e colaboração entre as duas instituições que sirva de complementaridade à formação e vivências pedagógicas aos formandos na área da saúde.
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
O presente protocolo visa incrementar a colaboração entre as entidades signatárias no desenvolvimento das estratégias de desenvolvimento de diversos projetos, designadamente do projeto " Interface Universidade" (ISU), bem como no domínio de ações formativas que visem permitir um mais aprofundado conhecimento do campo que lhes é comum.
SHSTMOREIRAS
Tem como objetivo promover a colaboração técnica através de ações visando a implementação de programas de controlo de qualidade microbiológico de empresas da região.
UNIVERSIA PORTUGAL
Cooperar no desenvolvimento do Portal Universitário "Universia" que a partir de Portugal, Espanha e América Latina presta serviços aos universitários, pessoas, entidades e instituições interessadas pelos assuntos universitários e atividades desenvolvidas pelas Universidades nas Comunidades referenciadas.
UNIVERSIA PORTUGAL
Memorando de entendimento respeitante à instalação e funcionamento do espaço no IPB, por três anos, nas Bibliotecas para a colocação do expositor IPB/Universia.
Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira
O CAPLE, em representação da Universidade de Lisboa estabelece este protocolo através do qual a ESSE é reconhecida como Centro de Exames de Português.
Câmara Municipal de BRAGANÇA
O presente protocolo tem por objeto a cedência de tempo de utilização do campo de futebol com relvado integrado no complexo desportivo do Primeiro Outorgante ao Segundo Outorgante.
Escola Secundária de AMARANTE
Tem em vista o funcionamento de Curso de Especialização Tecnológica (CET) nas instalações da ESA.
O CAMÕES, Instituto da Cooperação e da Língua I.P.e Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda
O Camões apoiará a contratação de um docente doutorado proposto pelo IPB e escolhido de comum acordo e subsidiará a permanência de um docente de Estudos Portugueses.
Câmara dos Solicitadores
Ambas as partes reconhecem que é de interesse mútuo a dignificação da licenciatura em solicitadoria e a sólida formação dos alunos capazes de os preparar para uma intervenção útil, responsável e eficaz na sociedade portuguesa.
Fundação Lusitânia para o Desenvolvimento Universitário e Empresarial
Tem em vista o desenvolvimento de projetos que requerem um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos, realização de estágios e promoção e integração de licenciados no mercado de trabalho de acordo com a estratégia, iniciativas, ideias e ações de titularidade e liderança da Fundação Lusitânia
Escola Secundária de Penafiel
Tem em vista o funcionamento de Curso de Especialização Tecnológica (CET) nas instalações da ESA.
Unidade Local de Saúde
Tem como objetivo promover a cooperação entre o IPB e a ULSNE nos domínios de formação, da investigação e desenvolvimento científico e tecnológico, ou de qualquer outra ação que contribua para a consecução da missão de ambas as instituições.
Fundação para a Computação Cientifica Nacional-FCCN
O presente protocolo rege as relações entre a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN) e a Segunda Outorgante no quadro da participação desta na iniciativa Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) estabelecendo os direitos e deveres das partes.
Instituto Marquês de Valle Flôr
Cooperação nos domínios técnico e cientifico de interesse comum, de modo a que as relações de intercâmbio daí resultantes permitam uma conjugação de ações que originem benefícios para ambas as partes.
ARQUIVO Distrital de Bragança
Tem por objeto promover e regular formas de cooperação entre as duas instituições, no âmbito da valorização e divulgação da cultura e do conhecimento histórico sobre o Distrito de Bragança.
EXPANDICERT- Serviços de Apoio à Gestão da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança, Ldª
No âmbito das suas atividades, propõem estabelecer formas de cooperação, tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades cientificas, técnicas e humanas.
Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte
Apoio por parte dos técnicos da DRAPN aos alunos do IPB que possuam conhecimentos teóricos e competências práticas aprovadas no âmbito da disciplinas/unidades curriculares na área da mecanização agrícola e caso se justifique algum complemento formativo a garantir por parte do IPB.
Centro de Emprego e Formação Profissional - BRAGANÇA
O presente protocolo visa a dinamização de respostas no domínio da educação - formação, com vista ao reforço das qualificações escolares e profissionais da população jovem e adulta, nos territórios da área de influência das partes envolvidas.

O presente protocolo tem como objetivo a cooperação mútua na área da educação e promoção da saúde

Tem por objeto estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as duas instituições de modo a que atividades que se dedicam, nomeadamente atividades nos domínios do ensino, formação e investigação, participação em projetos de investigação e de prestação de serviços à comunidade, de âmbito nacional e internacional , acesso a bibliotecas e redes de informação, utilização de equipamentos e espaços, estágios científicos e técnicos e outras medidas que contribuam para a prossecução dos objetivos de ambas as partes.

O presente protocolo estabelece os deveres e as obrigações entre as partes acima identificadas com o intuito de proporcionar a Alunos do Primeiro Outorgante, a integração em Projetos/Estágios curriculares da responsabilidade do Segundo Outorgante, ou submetidos em parceria.

Estabelece vantagens para os colaboradores do IPB.

Realização de Projeto “Desenvolvimento de sistemas de controlo da mosca da azeitona, Bactrocera oleae Gmel, de baixo impacto ambiental”.

A CGD prestará gratuitamente o serviço de produção de cartões a emitir para toda a população (Alunos Funcionários, Docentes e Investigadores) do IPB

A CGD proporcionará à População Escolas e ao IPB uma oferta de produtos e serviços financeiros em condições preferenciais.

O Protocolo celebrado entre as duas partes em 29/09/2006 mantêm-se integralmente em vigor

Produção de Cartões de Identificação dos alunos, docentes e funcionários; Benefícios de condições preferenciais na oferta de produtos e serviços da CGD aos titulares do Cartão Caixa Universidade Politécnico.

Dispensa de estágio aos candidatos a TOC desde que apresentem certidão de aproveitamento das disciplinas: Projeto I, II e III.

Realização de atividades ou ações de formação contínua, realização de colóquios, conferências, congressos, etc

Contribuir para o desenvolvimento sócio económico dos Jovens em risco

Acordo de promotores

Ações de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico (I&DT) nas áreas da Física, Acústica e Telecomunicações.

Formação contínua de Professores

Constitui objeto do presente protocolo criar um sistema de colaboração entre as entidades signatárias na área da formação contínua de professores.

Cedência de instalações que permitam o funcionamento da sede do CGEATF.

Estabelece regras e princípios de colaboração mútua com vista à melhoria da gestão da Quinta da Trajinha, para que esta possa representar uma mais valia terapêutica para o Centro Hospitalar, possibilitando a prossecução dos objetivos implícitos ao Projeto UDEP, e possam os seus recursos materiais (animais, produções vegetais..) serem também valorizados, quer pelo Centro Hospitalar quer pela Escola Superior Agrária de Bragança.

Protocolo de cooperação para o desenvolvimento do Projeto "Biomassa lenhosa para produção de energia: desenvolvimento de sistemas sustentáveis de fornecimento de bens e serviços de produção, regulação e conservação"

Colaboração Cultural, Técnica e Científica / Realização de Estágios

Cooperação nos Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem

O presente protocolo tem como objetivo permitir a realização de um estágio profissionalizante aos alunos do Curso de Mestrado em Exercício e Saúde.

Cooperação entre o IPB e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, visa articular as necessidades do ensino através do desenvolvimento de cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem.

Realização de estágio ou projeto – Curso de Animação e Produção Artística.

Apoio Técnico pedagógico com disponibilização de recursos humanos do IPB.

O presente protocolo tem por objeto promover e regular formas de cooperação entre as duas Instituições no âmbito da formação e da promoção da qualidade e de projetos de investigação e de intervenção na área da Creche e da Educação Pré-Escolar

Estabelece entre os dois outorgantes e compromisso de promoverem, desenvolverem e realizarem formas de cooperação de comum acordo nas áreas relacionadas com as competências de cada um.

Fornecimento de serviços prestados aos alunos e docentes do IPB em condições especiais e vantajosas

Colaboração de atividades desportivas, cedência de instalações e equipamentos

Colaboração em colóquios anuais da Lusofonia na preservação da língua portuguesa e das culturas lusófonas.

Realização de estudos e projetos de investigação, estágios de finalistas dos cursos ministrados pelo IPB

Facilitar a atividade curricular da ESA, especialmente na realização de aulas práticas e no desenvolvimento de estágios.

O Protocolo de cooperação estabelece os princípios de cooperação entre as duas entidades tendo em vista a realização de quatro ações de formação sobre " Dendrologia, Folhosas, Resinosas, instalação de

Fornecimento da formação de docentes, denominada Profissionalização em serviço.

Desenvolvimento conjunto de projetos na área da educação e tem por âmbito específico a Educação de Infância Itinerante, em curso em Vinhais.

Fornecimento da formação de docentes, denominada Profissionalização em serviço.

Fornecimento da formação de docentes, denominada Profissionalização em serviço.

Relações institucionais que permitirão aos professores e estudantes participar em programas de intercâmbio nas áreas da Biologia Aplicada, Fitopatologia e outras áreas de interesse comum

Desenvolver estratégias de cooperação entre as instituições de ensino superior e as autarquias tendo em vista a promoção e incremento do empreendedorismo regional

Promoção de programas no âmbito do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico

Apoio por parte dos técnicos da DRATM aos alunos que no âmbito das suas disciplinas possuam conhecimentos inerentes ao Curso de operadores de Máquinas Agrícolas.

A DRATM cede ao IPB a título de comodato, o prédio urbano com artº 302, sito no local do Prado Novo, Freguesia de França, Concelho de Bragança, que se destina a Laboratório com R/C e uma divisão e com área de 70m2, tendo como confrontações a Norte, Sul, Nascente e Poente os Serviços Florestais e o parque exterior de tanques de alevinagem, elementos constituintes das instalações do Posto Aquícola do Prado Novo, na Freguesia de França.

Intercâmbio de ideias e experiências decorrentes da prossecução dos fins específicos de cada um dos outorgantes. Ações no domínio educativo e de animação cultural.

Colaboração com a ESA no estabelecimento da sua atividade e de investigação nomeadamente na instalação e condução de ensaios em terrenos e plantações pertencentes ao Estabelecimento Prisional de Izeda.

Estabelecer a cooperação de índole educacional científica e técnica, no âmbito do Curso de Especialização em Gestão da Animação Turística.

Colaboração no Curso Tecnológico de Vitivinicultura

Colaboração na criação, creditação e funcionamento de ursos de Especialização Tecnológica, nas áreas da Gestão e Contabilidade, Informática Turismo, Animação e Gestão Sócio-Cultural.

Estabelecer a cooperação de índole educacional cientifica e técnica, no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica em Aplicações Informáticas de Gestão..

Cooperação que visam a organização e implementação do Curso de Especialização Tecnológica (nível 4).

Disponibilização de cursos livres, de curta duração, nas áreas de Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, tendo como público alvo os alunos do IPB.

Prestação de serviços a desenvolver pela ESE de Bragança através do Prof. Tiago Barbosa na lecionação de 30 horas letivas.

Cooperação na área do ensino e da formação profissional

Colaboração entre a ESHTE e IPB na organização de ações formativas e disponibilização de formadores habilitados nas áreas de formação e disponibilizar espaços nas suas instalações

Colaboração dos dois outorgantes no funcionamento do Programa da Academia.

Estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de intercâmbio nos domínios do ensino de investigação e da prestação de serviços em áreas de interesse comum e complementar

O presente protocolo estabelece as formas de cooperação entre os dois outorgantes

É celebrado o presente protocolo ao abrigo da iniciativa para o investimento e o emprego e relativo à comparticipação pelo Estado de obras a realizar com vista à melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.

Aditamento ao Protocolo celebrado a 1 de Junho de 2009

Promover ao iniciativa empresarial e o empreendedorismo na RDD através da capacitação institucional e técnica de uma rede de entidades locais e regionais e da sua ação concertada e coordenada que contribua para a criação de um tecido dinâmico de pequenas empresas orientado para a valorização dos recursos endógenos da região

A Federação compromete-se a realizar estágios curriculares a alunos finalistas da ESE, e esta cederá equipamentos a apoio técnico

Promoção e desenvolvimento do sector apícola nacional, desenvolvimento das técnicas de pesquisa de Antibióticos no Mel.

Realização de estágios pedagógicos, seminários escolares do IPB no âmbito das atividades, organização técnica e gestão administrativa da AAB.

Domínios na formação e investigação, bem como ações de consultoria no âmbito do desenvolvimento do Andebol.

O presente protocolo visa consolidar a cooperação institucional entre IPB e FRAH regulando os termos a que devem obedecer as ações de cooperação que irão desenvolver –se na sua vigência.

Tem como objetivo a cooperação entre o IPB e o FCP, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos académicos e de investigação, realização de estágios, serviços de consultoria a apoio técnico, na área do desporto.

Acordo de cooperação entre o IPB e a Sub-Região de Saúde de Bragança e o Centro de Atendimento a Toxicodependentes – vigilância da saúde, prevenção e prestação de cuidados de saúde à população estudantil do Ensino Superior Politécnico

Estágios de Alunos, formação contínua e Investigação científica.

Troca de informação, e frequência de cursos de pós-graduação de temas considerados relevantes

O presente protocolo tem por objeto garantir a participação de avaliadores externos à IGE no processo de Avaliação Externa dos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a abranger, no prazo de três anos todo o universo dos Estabelecimentos de Educação e Ensino.

Aditamento ao Protocolo identificando o Docente Henrique Ferreira, estabelecendo para cada intervenção 750€.

Acordo específico que visa a criação dos preparatórios (1º e 2º anos do Curso de Mestrado integrado em Medicina Veterinária.

ADENDA ao protocolo onde visa as condições gerais para a cooperação científica pedagógica e técnica entre as duas instituições na realização de formação Pós-graduação e de Mestrado

Ações tendentes à obtenção do Estudo – Cartografia da vegetação natural e semi-natural do território continental português”

ADENDA ao protocolo

Atividades de I&DT e projetos.

Cooperação nos domínios da investigação, formação e desenvolvimento experimental; Aproveitamento mutuo de espaços físicos e recursos humanos.

Iniciativa Novas Oportunidades – promover a progressão dos níveis de qualificação dos funcionários com carácter de gratuitidade

Consiste na disponibilização de formação prática do IFAP aos formandos do IPB até um número de 5, nas áreas de Engenharia Agronómica, Engenharia Biotecnológica, Engenharia Florestal, Engenharia Zootécnica e Fitoquímica.

Colaboração nas áreas Desportiva, Recreativa e de Formação/Investigação.

Estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o IPTM e o IPB nas áreas relacionadas como o: desenvolvimento local e regional, a formação profissional e a realização de estudos

O IPSY´s concederá um desconto de 15% na sua livraria online Às Bibliotecas do IPB, estudantes do IPB das áreas de Psicologia, Educação, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Saúde, Neuropsicologia, Ciências Sociais e Humanas, Recursos Humanos, Linguística, Enfermagem e Medicina, devidamente identificada como tal.

Inclusão de conteúdos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho nos sistemas Educativos e de formação profissional; intervenção da formação inicial de professores ministrada pela ESE

O presente protocolo estabelece os termos de colaboração entre o IRN I.P, e o IPB em prol dos membros respetivos e das atividades prosseguidas por ambas as instituições

Colaboração nas áreas da formação académica e profissional, informação, estudos e investigação. No âmbito da formação a prioridade vai para os estágios académicos ou curriculares.

Cooperação nas ações relacionadas com estágios académicos ou curriculares e profissionais.

Colaboração nas atividades de I&DT e projetos.

O Instituto Nacional de Estatística compromete-se a fornecer com desconto especial de 50% um conjunto de publicações.

Define as formas de colaboração entre as partes em matéria de acesso à Informação Estatística produzida pelo INE.

A presente ADENDA tem por objeto definir as formas de colaboração entre as partes visando a criação de um segundo ponto de acesso à "Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior" localizado na EsACT

O presente Contrato Programa tem por objeto a construção de uma pista de Atletismo em piso sintético no Conselho a desenvolver sob a responsabilidade do IPB

Cooperação nos domínios da investigação e desenvolvimento experimental e da formação.

Permite desenvolver ações de cooperação Ao nível de ensino, nomeadamente para ministrar estágios em Saúde Pública durante o ano letivo 2007/2008

Alteração relativa ao ano letivo de 2008/2009.

Aproveitamento mútuo de recursos humanos; acesso aos alunos de ambas as instituições a seminários, colóquios e congressos levados a efeito quer por uma ou outra instituição.

Ações pedagógicas e de Investigação na área da oncologia destinadas a professores e alunos, Ações de Investigação na área da Biologia celular.

Aproveitamento mútuo de recursos humanos; acesso aos alunos de ambas as instituições a seminários, colóquios e congressos levados a efeito quer por uma ou outra instituição.

Memorando relativo ao acordo entre o ISLA e o IPB promovido pela Comissão

Atividades culturais nas várias fases do ano (desfile Primavera, festa Natal, espetáculos de animação para as crianças do 1º ciclo e jardins de infância da área da Freguesia)

Tem por objeto a execução do projeto de investimento em co-produção intitulado “LSRE/LCM LA: SHAPING THE FUTRURE OF CHEMICAL ENGINEERINGF AND TECNOLOGY, aprovado pelo Feder no Âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.

Colaboração nas atividades de I&DT e projetos.

Realização de estágios ou Projetos para alunos do Curso de Animação e Produção Artística

Esta Adenda proporciona alojamento, durante os doze meses de cada ano civil, na Pousada de Juventude de Bragança, em regime de quartos duplos sem WC, sem pequeno-almoço incluído, a um número máximo de vinte e quatro (24) jovens alunos, portadores de cartão jovem ou de cartão de Alberguista válido, que se encontrem a frequentar o Instituto Politécnico de Bragança.

Protocolo de colaboração para desenvolvimento de projetos e realização de estágios curriculares.

Empreender, conjuntamente, programas de Investigação, promoção de cursos de formação; estágios

Desenvolver estratégias de cooperação entre as instituições de ensino superior e as autarquias tendo em vista a promoção e incremento do empreendedorismo regional

Assegurar e fomentar a cooperação entre as duas instituições, com vista à promoção da Educação artística, nomeadamente musical.

Tem como objetivo promover a cooperação entre o IPB e a Obra Social Padre Miguel, tendo em vista o desenvolvimento conjunto de trabalho de índole tecnológica e científica, a realização de estágios e o desenvolvimento de qualquer outra ação que contribua para a consecução da missão de ambas as instituições.

Pelo presente protocolo e de acordo com o disposto na alínea f) do artº 15º do Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (EOTOC) e na alínea a) do nº 1 do artº 28º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da OTOC, é aceite a dispensa de estágio aos candidatos a TOC que apresentem prova de frequência com aproveitamento à unidade curricular designada por “Opção 1 – Projecto” do curso de Licenciatura em Gestão e Administração Pública da EsACT

Dinamizar a formação de técnicos e a experimentação e investigação na área de apicultura

Visa a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a instalar em dois pólos, situados em Vila Real e em Bragança, em zonas de proximidade ao IPB e à UTAD

Carta de adesão do Instituto Politécnico de Bragança, como associado da PORTUSPARK

Protocolo de colaboração em que o IPB se compromete a desenvolver uma aplicação Web destinada à PGDP, por sua vez a PGDP compromete-se a indicar Magistrados do Ministério Público para intervirem em Seminários a organizar pelo IPB.

Tem por objeto a formação na área científica do ensino da Língua Espanhola. O Leitor Espanhol lecionará unidades curriculares de Licenciatura e de Mestrado.

Adenda ao Protocolo tem como objetivo a prorrogação para o ano letivo 2011-2012 da colaboração entre a Conselheira da Educação em Portugal e o IPB.

Tem por objeto a prestação de serviços no âmbito da elaboração dos trabalhos de desenvolvimento dos Estudos relativos à Medida Compensatória MC10 – Programa de Proteção e Valorização de Répteis, Anfíbios e Invertebrados no Vale do Sabor, no âmbito do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor (AHBS),

Tem por objeto a prestação de serviços no âmbito da elaboração dos trabalhos dos estudos de Qualidade da água segundo os critérios da Diretiva Quadro da Água no Âmbito da prestação "Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor",-MC3 - Estudo de Caraterização de Açudes tradicionais do Médio e Alto Sabor, no Âmbito da qual o Segundo Outorgante é subcontratado do Primeiro Outorgante.

Estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre as duas entidades nas áreas relacionadas com o desenvolvimento local e regional, a formação profissional e a realização de estudos e projetos.

Permite a realização de estágios aos alunos do Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, compatíveis com os objetivos do curso.

Visa estabelecer cooperação e colaboração entre as duas instituições que sirva de complementaridade à formação e vivências pedagógicas aos formandos na área da saúde.

O presente protocolo visa incrementar a colaboração entre as entidades signatárias no desenvolvimento das estratégias de desenvolvimento de diversos projetos, designadamente do projeto " Interface Universidade" (ISU), bem como no domínio de ações formativas que visem permitir um mais aprofundado conhecimento do campo que lhes é comum.

Tem como objetivo promover a colaboração técnica através de ações visando a implementação de programas de controlo de qualidade microbiológico de empresas da região.

Cooperar no desenvolvimento do Portal Universitário "Universia" que a partir de Portugal, Espanha e América Latina presta serviços aos universitários, pessoas, entidades e instituições interessadas pelos assuntos universitários e atividades desenvolvidas pelas Universidades nas Comunidades referenciadas.

Memorando de entendimento respeitante à instalação e funcionamento do espaço no IPB, por três anos, nas Bibliotecas para a colocação do expositor IPB/Universia.

O CAPLE, em representação da Universidade de Lisboa estabelece este protocolo através do qual a ESSE é reconhecida como Centro de Exames de Português.

O presente protocolo tem por objeto a cedência de tempo de utilização do campo de futebol com relvado integrado no complexo desportivo do Primeiro Outorgante ao Segundo Outorgante.

Tem em vista o funcionamento de Curso de Especialização Tecnológica (CET) nas instalações da ESA.

O Camões apoiará a contratação de um docente doutorado proposto pelo IPB e escolhido de comum acordo e subsidiará a permanência de um docente de Estudos Portugueses.

Ambas as partes reconhecem que é de interesse mútuo a dignificação da licenciatura em solicitadoria e a sólida formação dos alunos capazes de os preparar para uma intervenção útil, responsável e eficaz na sociedade portuguesa.

Tem em vista o desenvolvimento de projetos que requerem um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos, realização de estágios e promoção e integração de licenciados no mercado de trabalho de acordo com a estratégia, iniciativas, ideias e ações de titularidade e liderança da Fundação Lusitânia

Tem em vista o funcionamento de Curso de Especialização Tecnológica (CET) nas instalações da ESA.

Tem como objetivo promover a cooperação entre o IPB e a ULSNE nos domínios de formação, da investigação e desenvolvimento científico e tecnológico, ou de qualquer outra ação que contribua para a consecução da missão de ambas as instituições.

O presente protocolo rege as relações entre a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN) e a Segunda Outorgante no quadro da participação desta na iniciativa Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) estabelecendo os direitos e deveres das partes.

Cooperação nos domínios técnico e cientifico de interesse comum, de modo a que as relações de intercâmbio daí resultantes permitam uma conjugação de ações que originem benefícios para ambas as partes.

Tem por objeto promover e regular formas de cooperação entre as duas instituições, no âmbito da valorização e divulgação da cultura e do conhecimento histórico sobre o Distrito de Bragança.

No âmbito das suas atividades, propõem estabelecer formas de cooperação, tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades cientificas, técnicas e humanas.

Apoio por parte dos técnicos da DRAPN aos alunos do IPB que possuam conhecimentos teóricos e competências práticas aprovadas no âmbito da disciplinas/unidades curriculares na área da mecanização agrícola e caso se justifique algum complemento formativo a garantir por parte do IPB.

O presente protocolo visa a dinamização de respostas no domínio da educação - formação, com vista ao reforço das qualificações escolares e profissionais da população jovem e adulta, nos territórios da área de influência das partes envolvidas.