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Descrevem-se de seguida as fases que constituem o processo global de apoio à investigação. O processo de apoio inicial a projetos de IDT tem uma duração típica de 3 a 6 meses (dependendo do grau de maturidade e complexidade da ideia e plano de trabalhos).
 
1) Definição da Ideia para o Projeto
A ideia de base pode ter origem dentro ou fora do ecossistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do IPB: seja por submissão de ideia por parte dos investigadores, seja como resultado de um diagnóstico inicial às necessidades e oportunidades de uma empresa em particular, seja por solicitação direta de uma entidade exterior ao IPB (em particular empresas).

2) Conhecer os Promotores
O passo seguinte consiste em conhecer os promotores da ideia, as suas expectativas, e em identificar competências e potencial existentes. Podem surgir nesta fase sugestões de reformulação da ideia, no sentido de a adequar a potenciais fontes de financiamento ativas à data.

3) Oportunidades de Financiamento
Com base na informação recolhida nas fases anteriores, são apresentadas propostas de instrumentos de financiamento e selecionado, em conjunto com os promotores, o mais adequado.

4) Candidatura a Instrumentos de Financiamento
Como primeiro passo, é necessário identificar especificidades relativas à elaboração da candidatura para a oportunidade de financiamento identificada (condições de elegibilidade, parceiros a envolver, etc.).
De seguida  deve ser definido o plano do projeto e identificados parceiros estratégicos a envolver através da rede de contactos do IPB, mecanismos de partnering, e pontos de contacto nacionais no caso de projetos europeus. Caso os promotores ainda não tenham identificado parceiros relevantes, podem solicitar uma procura de parceiros.
O passo seguinte corresponde à elaboração da candidatura de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo organismo financiador. As componentes científica e técnica são desenvolvidas pelos investigadores. É dado apoio no desenvolvimento do orçamento, preenchimento de informação financeira, negociação de contratos, definição da estratégia de proteção e comercialização de resultados e fundamentação do impacto do projeto, entre outros.
A candidatura é revista antes da submissão e são partilhados comentários sobre melhorias estratégicas a realizar na candidatura. Finalmente, finaliza-se a submissão da candidatura.
Caso seja necessário, pode proceder-se à comunicação com o organismo financiador para a obtenção de  informações relativas às oportunidades de financiamento e ao processo de avaliação das candidaturas submetidas.

5) Acompanhamento da Execução do Projeto
Durante a execução do projeto, é dado apoio à correspondente gestão administrativa-financeira, em particular no que diz respeito a: 1) elaboração de contratos ou protocolos com os parceiros no projeto, 2) monitorização do cumprimento das regras do programa financiador e dos regulamentos próprios do IPB, 3) controlo e registo das imputações de despesas a projetos, 4) submissão de relatórios administrativos e financeiros intermédios e final, 5) organização dos pedidos de pagamento de saldos, 6) prestação de contas aos financiadores, nomeadamente através da elaboração dos dossiês financeiros dos projetos, 7) compilação e arquivamento de informação sobre a execução financeira dos projetos ao longo e após o final do período de atividade dos mesmos.

6) Exploração de Resultados
Caso tal seja solicitado, pode ser dado apoio à definição da estratégia de exploração de resultados e à divulgação e disseminação dos mesmos, em particular via publicitação em bolsas de oferta/procura de tecnologia. No que respeita a gestão de propriedade industrial, podem referir-se, a título de exemplo, as seguintes atividades: avaliação do potencial de registo e de valorização, apoio durante o processo de proteção, e acompanhamento do estado dos direitos de propriedade industrial.

 

Documentos
Formulário_Ideia_Projeto_IDT
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