Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Ciência Viva no Laboratório 2019

 Atividades   Mais informações  


Biociências e Biotecnologias


Explora e investiga a comunicação química entre abelhas

Descrição: As abelhas são insetos eusociais fascinantes, organizam-se em colónias com milhares de abelhas obreiras, centenas de zangãos e apenas uma rainha. São exemplares na organização e cada uma desempenha uma tarefa especial! E como comunicam? Toda a sua comunicação é feita através de sinais químicos emitidos entre elas chamadas feromonas. Vamos até ao apiário conhecer a sua organização, recolher abelhas para depois no laboratório analisarmos as feromonas, por métodos cromatográficos, que estas emitem em diferentes situações, como por exemplo, quando se sentem ameaçadas e precisam de se defender! Sabias que esta feromona tem "aroma a banana"? Candida-te e vem conhecer o fantástico mundo da comunicação química entre abelhas!

Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no laboratório de Química e aioquímica Aplicada e no Apiário da Quinta do Poulã.o do Centro, de Investigação de Montanha.

Observações: Os alunos deverão trazer bata e calçado adequado ao trabalho de laboratório (confortável e fechado), bem como botas para uma deslocação ao apiário. 
Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alguns candidatos selecionados e afastados do local de habitaçãa.

Coordenador do estágio: Soraia carvalho

Outros investigadores: Miguel Vila Boas

Número de vagas: 2

Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º/12º.

Área vocacional: Química/ Biologia

Local de estágio: CIMO-ESA







CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt