Descrição: Neste estágio, vais trabalhar e descobrir aspetos da Matemática, jogando, manipulando materiais, resolvendo problemas ou explorando investigações matemáticas. Mas também vais fazer ligações a outros campos, como a Arte, a História ou a Natureza. E há tanto a descobrir... Que regularidades matemáticas podemos desvendar numa “canção de amor”, numa obra de arte ou na natureza? Haverá uma razão para a forma hexagonal dos favos de mel fabricados pelas abelhas? Como comprovar se um hexaminó é uma planificação de um cubo? Como verificar se uma fotografia ou um bordado tem simetria?Qual o número de movimentos necessários para mudar os discos de um pino para outro na torre de Hanói? Como os egípcios e os maias escreviam os seu números? Sempre multiplicámos da mesma maneira? Que quadrados especiais podem feitos com peças de dominó?Será possível fazer letras do meu nome com as sete peças do tangram?... Temos muitas descobertas a fazer. O importante é que a tua imaginação e a tua curiosidade não tenham limites. Com estes desafios e outros mais, pretendemos que contactes com a Matemática a aprender e a ensinar no pré-escolar e no ensino básico.
Coordenador do estágio: Manuel Vara Pires.
Outros investigadores: Cristina Martins
Número de vagas: 2
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º e 12º anos
Área vocacional: Matemática
Local de estágio: Escola Superior de Educação.