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Ensino de Educação Musical no Ensino Básico


Diploma conferido
Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 5 do ISCED.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Os candidatos devem cumprir as condições previstas no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, dado tratar-se de um Mestrado profissionalizante para o Ensino Básico.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
120 Créditos ECTS. 4 Semestres curriculares (2 anos). 40 Semanas de estudo (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada unidade curricular. Inclui a Prática de Ensino Supervisionada, com 44 créditos ECTS, e integra um estágio pedagógico de natureza profissional que é objeto de relatório final.
Os detentores deste título estão habilitados para a docência na Educação Musical do Ensino Básico (grupo de recrutamento 250) de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

Perfil do programa de estudos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014 in Diário da República, 1.ª série - Nº 92 - 4 de maio de 2014). Entre outros aspectos, este Decreto-Lei define as componentes de formação do plano curricular (cf., artigos 7º a 12º) e os créditos mínimos para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (cf., artigo 15.º). As áreas principais são: Prática de Ensino Supervisionada, Didáticas Específicas, Área Educacional Geral, e Área da Docência.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A obtenção do grau de mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico permite a candidatura ao grupo de recrutamento 250 (cf., n.º 8 do Anexo do Decreto-Lei n.º 79/2014 ou da sua primeira alteração, o Decreto-Lei 176/2014).

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite a continuação dos estudos para o doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Mario Anibal Goncalves Rego Cardoso (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Área da DocênciaAD18.05.0
Área Educacional GeralAEG20.00.0
Didáticas EspecíficasDE27.06.0
Prática de Ensino SupervisionadaPES44.00.0
Total 
109.011.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
1-
 Anual 
 5051-561-1001-00-18 
Pedagogia da MúsicaDE7.0
1-
 Anual 
 5051-561-1002-00-18 
Projeto Musical EducativoDE10.0
11 Semestral 
 5051-561-1101-01-17 
Opção 1-Metodologias dos Instrumentos MusicaisDE6.0
11 Semestral 
 5051-561-1101-02-18 
Opção 1-Repertório Coral na Educação Musical---
6.0
11 Semestral 
 5051-561-1102-00-17 
Performance MusicalAD6.0
11 Semestral 
 5051-561-1103-00-17 
Prática VocalAD6.0
11 Semestral 
 5051-561-1201-00-18 
Desenvolvimento Profissional e Investigação em EducaçãoAEG4.0
12 Semestral 
 5051-561-1202-00-18 
Inclusão e Necessidades Educativas EspeciaisAEG4.0
12 Semestral 
 5051-561-1203-02-18 
Opção 2-Harmonização ao Instrumento (Teclado)AD5.0
12 Semestral 
 5051-561-1203-01-18 
Opção 2-Harmonização ao Instrumento (Guitarra)---
5.0
12 Semestral 
 5051-561-1204-00-18 
Psicologia do Desenvolvimento e da AprendizagemAEG4.0
12 Semestral 
 5051-561-1205-00-18 
Teoria e Desenvolvimento CurricularAEG4.0
12 Semestral 
 5051-561-1206-00-18 
TIC para a EducaçãoAEG4.0
2-
 Anual 
 5051-561-2001-00-18 
Didática da Educação MusicalDE10.0
2-
 Anual 
 5051-561-2002-00-18 
Prática de Ensino SupervisionadaPES36.0
2-
 Anual 
 5051-561-2003-00-18 
Seminário de Acompanhamento do RelatórioPES8.0
21 Semestral 
 5051-561-2101-00-17 
Oficina de ComposiçãoAD6.0


Documentos adicionais

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