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Educação Pré-Escolar


Diploma conferido
Mestrado em Educação Pré-Escolar. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 5 do ISCED.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos, os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. O candidato deve cumprir as condições previstas no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Concretamente, o candidato deve ser titular da licenciatura em Educação Básica, dado tratar-se de um Mestrado profissionalizante para a Educação Pré-Escolar.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
90 Créditos ECTS. 3 Semestres curriculares (1 ano e meio). 40 Semanas de estudo (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada unidade curricular. Inclui a Prática de Ensino Supervisionada, com 40 créditos ECTS, e integra um estágio pedagógico de natureza profissional que é objeto de relatório final.
Os detentores deste título estão habilitados para a docência na Educação Pré-Escolar (grupo de recrutamento 100) de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

Perfil do programa de estudos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014 in Diário da República, 1.ª série - Nº 92 - 4 de maio de 2014). Entre outros aspectos, este Decreto-Lei define as componentes de formação do plano curricular (cf., artigos 7º a 12º) e os créditos mínimos para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar (cf., n.º 1 do artigo 14.º). As áreas principais são: Prática de Ensino Supervisionada, Didáticas Específicas, Área Educacional Geral, e Área da Docência.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Educação Pré-Escolar é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias e optativas do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar permite a candidatura ao grupo de recrutamento 100 (cf., n.º 1 do Anexo do Decreto-Lei n.º 79/2014 ou da sua primeira alteração, o Decreto-Lei 176/2014).

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite a continuação dos estudos tendo em vista a obtenção do grau de doutor (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Maria Angelina Sanches (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Área da DocênciaAD5.04.0
Área Educacional GeralAEG8.04.0
Didáticas EspecíficasDE29.00.0
Prática de Ensino SupervisionadaPES40.00.0
Total 
82.08.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5049-564-1101-00-18 
Desenvolvimento Profissonal e Investigação em EducaçãoAEG4.0
11 Semestral 
 5049-564-1102-00-18 
Didática da Comunicação e do Conhecimento do MundoDE7.0
11 Semestral 
 5049-564-1103-00-18 
Didática das Expressões em Educação de InfânciaDE6.0
11 Semestral 
 5049-564-1104-00-18 
Inclusão e Necessidades Educativas EspeciaisAEG4.0
11 Semestral 
 5049-564-1105-00-18 
Literatura para a InfânciaAD5.0
11 Semestral 
 5049-564-1106-01-18 
Opção 1-BiodiversidadeAD4.0
11 Semestral 
 5049-564-1106-04-18 
Opção 1-Temas Matemáticos---
4.0
11 Semestral 
 5049-564-1106-02-18 
Opção 1-Educação Artística e Expressão Físico.Motora---
4.0
11 Semestral 
 5049-564-1106-03-18 
Opção 1-Espaço e Sociedade---
4.0
12 Semestral 
 5049-564-1201-00-18 
Didáticas Integradas em Educação de InfânciaDE6.0
12 Semestral 
 5049-564-1202-00-18 
Metodologia da Educação em CrecheDE4.0
12 Semestral 
 5049-564-1203-01-18 
Opção 2-Ética em Educação---
4.0
12 Semestral 
 5049-564-1203-04-18 
Opção 2-Psicologia da Relação Educativa---
4.0
12 Semestral 
 5049-564-1203-02-18 
Opção 2-Educação e DiversidadeAEG4.0
12 Semestral 
 5049-564-1203-03-18 
Opção 2-Teoria e Desenvolvimento Curricular---
4.0
12 Semestral 
 5049-564-1204-00-18 
Prática de Ensino Supervisionada em CrechePES12.0
12 Semestral 
 5049-564-1205-00-18 
Seminário de Acompanhamento do Relatório Final 1PES4.0
21 Semestral 
 5049-564-2101-00-18 
Metodologia da Educação Pré-EscolarDE6.0
21 Semestral 
 5049-564-2102-00-18 
Prática de Ensino Supervisionada em Contexto Pré-EscolarPES20.0
22 Semestral 
 5049-564-2201-00-18 
Seminário de Acompanhamento do Relatório Final 2PES4.0


Documentos adicionais

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