Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
 

Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico


Diploma conferido
Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 5 do ISCED.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. O candidato deve cumprir as condições previstas no Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro (1.ª alteração do Decreto-Lei 79/2014), dado tratar-se de um Mestrado profissionalizante para o Ensino Básico.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
90 Créditos ECTS. 3 Semestres curriculares (1,5 anos). 40 Semanas de estudo por ano (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. Inclui um estágio pedagógico de natureza profissional objeto de relatório final de 32 Créditos ECTS.
Os detentores deste título estão habilitados para a docência do Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (grupo de recrutamento 120) de acordo com o Decreto-Lei n.º176/2014 de 12 de dezembro (1.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 79/2014).

Perfil do programa de estudos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014) e pela sua primeira alteração, publicada no Decreto-Lei n.º 176/2014 (Diário da República, 1.ª série - Nº 240 - 12 de dezembro de 2014). Entre outros aspectos, estes Decreto-Leis definem as componentes de formação do plano curricular e os créditos mínimos para obtenção do grau de Mestre em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. As áreas principais são: Prática de Ensino Supervisionada, Didáticas Específicas, Área Educacional Geral, e Área da Docência.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A obtenção do grau de mestre em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico permite a candidatura ao grupo de recrutamento 120 (cf., n.º 33 do Anexo do Decreto-Lei 176/2014).

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite a continuação dos estudos para o doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
---


Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Elisabete do Rosario Mendes Silva (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Área da DocênciaAD23.00.0
Área Educacional GeralAEG8.04.0
Didáticas EspecíficasDE23.00.0
Prática de Ensino SupervisionadaPES32.00.0
Total 
86.04.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5043-558-1101-00-17 
Culturas de Expressão InglesaAD7.0
11 Semestral 
 5043-558-1102-00-17 
Inclusão e Necessidades Educativas EspeciaisAEG4.0
12 Semestral 
 5043-558-1103-00-17 
Inglês Escrito - reading and writingAD5.0
11 Semestral 
 5043-558-1104-00-17 
Inglês Falado - speaking and listeningAD5.0
11 Semestral 
 5043-558-1105-00-17 
Literatura Infantil de Expressão InglesaAD6.0
11 Semestral 
 5043-558-1106-01-17 
Opção-Desenvolvimento da LinguagemAEG4.0
12 Semestral 
 5043-558-1201-00-17 
Concepção e Produção de Materiais Didáticos para o Inglês no 1º CicloDE9.0
11 Semestral 
 5043-558-1202-00-17 
Desenvolvimento Profissional e Investigação em EducaçãoAEG4.0
12 Semestral 
 5043-558-1203-00-17 
Didática do inglês para Crianças - 1DE10.0
12 Semestral 
 5043-558-1204-00-17 
Prática de Ensino SupervisionadaPES6.0
21 Semestral 
 5043-558-2101-00-17 
Didática do inglês para Crianças - 2DE4.0
21 Semestral 
 5043-558-2102-00-17 
Prática de Ensino SupervisionadaPES20.0
21 Semestral 
 5043-558-2103-00-17 
Seminário de Acompanhamento do Relatório FinalPES6.0


Documentos adicionais

CookiesAccept

O IPB usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem confirma que aceita a nossa política de cookies.

Compreendo e concordo.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt