Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Diploma conferido
Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Título de Mestre.Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. O candidato deve cumprir as condições previstas no Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro (1.ª alteração do Decreto-Lei 79/2014), dado tratar-se de um Mestrado profissionalizante para o Ensino Básico.Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).
Requisitos da qualificação e regulamentos
90 Créditos ECTS. 3 Semestres curriculares (1,5 anos). 40 Semanas de estudo por ano (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. Inclui um estágio pedagógico de natureza profissional objeto de relatório final de 32 Créditos ECTS.Os detentores deste título estão habilitados para a docência do Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (grupo de recrutamento 120) de acordo com o Decreto-Lei n.º176/2014 de 12 de dezembro (1.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 79/2014).
Perfil do programa de estudos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014) e pela sua primeira alteração, publicada no Decreto-Lei n.º 176/2014 (Diário da República, 1.ª série - Nº 240 - 12 de dezembro de 2014). Entre outros aspectos, estes Decreto-Leis definem as componentes de formação do plano curricular e os créditos mínimos para obtenção do grau de Mestre em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. As áreas principais são: Prática de Ensino Supervisionada, Didáticas Específicas, Área Educacional Geral, e Área da Docência.Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.
Perfil ocupacional dos diplomados
A obtenção do grau de mestre em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico permite a candidatura ao grupo de recrutamento 120 (cf., n.º 33 do Anexo do Decreto-Lei 176/2014).Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite a continuação dos estudos para o doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Elisabete do Rosario Mendes Silva ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Área da Docência | AD | 23.0 | 0.0 |
Área Educacional Geral | AEG | 8.0 | 4.0 |
Didáticas Específicas | DE | 23.0 | 0.0 |
Prática de Ensino Supervisionada | PES | 32.0 | 0.0 |
Total | 86.0 | 4.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 5043-558-1101-00-17 | Culturas de Expressão Inglesa | AD | 7.0 |
1 | 1 | Semestral | 5043-558-1102-00-17 | Inclusão e Necessidades Educativas Especiais | AEG | 4.0 |
1 | 2 | Semestral | 5043-558-1103-00-17 | Inglês Escrito - reading and writing | AD | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 5043-558-1104-00-17 | Inglês Falado - speaking and listening | AD | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 5043-558-1105-00-17 | Literatura Infantil de Expressão Inglesa | AD | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 5043-558-1106-01-17 | Opção-Desenvolvimento da Linguagem | AEG | 4.0 |
1 | 2 | Semestral | 5043-558-1201-00-17 | Concepção e Produção de Materiais Didáticos para o Inglês no 1º Ciclo | DE | 9.0 |
1 | 1 | Semestral | 5043-558-1202-00-17 | Desenvolvimento Profissional e Investigação em Educação | AEG | 4.0 |
1 | 2 | Semestral | 5043-558-1203-00-17 | Didática do inglês para Crianças - 1 | DE | 10.0 |
1 | 2 | Semestral | 5043-558-1204-00-17 | Prática de Ensino Supervisionada | PES | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 5043-558-2101-00-17 | Didática do inglês para Crianças - 2 | DE | 4.0 |
2 | 1 | Semestral | 5043-558-2102-00-17 | Prática de Ensino Supervisionada | PES | 20.0 |
2 | 1 | Semestral | 5043-558-2103-00-17 | Seminário de Acompanhamento do Relatório Final | PES | 6.0 |