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TIC na Educação e Formação


Diploma conferido
Mestrado em Tecnologias de Informação na Educação e Formação. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 5 do ISCED.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.
Além disso, e não sendo profissionalizante, este mestrado destina-se aos educadores e professores do Ensino Básico e Secundário que pretendam aprofundar as competências nas áreas multidisciplinares das TIC e investir na experimentação de projetos de investigação/reflexão e de inovação das práticas formativas.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
120 Créditos ECTS. 4 Semestres curriculares (2 anos). 40 Semanas de estudo por ano (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. Inclui uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional, objeto de relatório final, de 48 Créditos ECTS.
Os detentores deste título estão habilitados para a candidatura à carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e a quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como para o desenvolvimento de atividade independente qualificada.
Os educadores e professores do Ensino Básico e Secundário, detentores deste título, ficam especializados no ensino e na investigação e qualificados para a conceção e concretização de projetos de investigação/reflexão e de inovação das práticas formativas, na área das TIC.

Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional especializado nas áreas de estudos de Ciências da Educação e Informática na Óptica do Utilizador.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Formação é conferido aos alunos que demonstrem possuir os conhecimentos, as capacidades e as competências necessários para lidar com questões complexas e desenvolver soluções, em contextos alargados e multidisciplinares, nos seguintes domínios: integração curricular das TIC; planeamento, desenvolvimento e utilização de objetos de aprendizagem e outros produtos multimédia educativos; instalação, configuração e utilização de plataformas de e-learning e de aplicações de autoria de recursos educativos; boas práticas na aquisição, produção e utilização pedagógica de imagens, animações e audiovisuais; planeamento e gestão de projetos inovadores no contexto educativo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
O mestrado em TIC na Educação e Formação insere-se na área de formação de Educação e Formação de Professores, estando os seus diplomados especializados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite o prosseguimento de estudos doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Manuel Florindo Alves Meirinhos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ciências da EducaçãoCE93.05.0
Informática da Óptica do UtilizadorIOU16.00.0
PsicologiaPsi6.00.0
Total 
115.05.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
1-
 Anual 
 1083-622-1001-00-18 
Desenvolvimento de Produtos MultimédiaIOU10.0
1-
 Anual 
 1083-622-1002-00-18 
Integração Pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação CE7.0
1-
 Anual 
 1083-622-1003-00-17 
Metodologia de Investigação em Tecnologia EducacionalCE9.0
11 Semestral 
 1083-622-1101-00-18 
E-learning e Comunidades Virtuais de AprendizagemCE6.0
11 Semestral 
 1083-622-1102-00-18 
Psicologia CognitivaPsi6.0
11 Semestral 
 1083-622-1103-00-18 
Sociedade de Informação: Aprendizagem e FormaçãoCE5.0
12 Semestral 
 1083-622-1201-00-18 
Gestão de Plataformas de AprendizagemIOU6.0
12 Semestral 
 1083-622-1202-01-18 
Opção-Gestão Escolar e Organizações que AprendemCE5.0
12 Semestral 
 1083-622-1202-02-18 
Opção-Imagem, Comunicação e AprendizagemCE5.0
12 Semestral 
 1083-622-1202-03-18 
Opção-Programas Educativos IntergeracionaisCE5.0
12 Semestral 
 1083-622-1203-00-18 
Seminário de Projeto/DissertaçãoCE2.0
12 Semestral 
 1083-622-1204-00-18 
Tecnologias de Informação e Comunicação e Projetos Educativos InovadoresCE4.0
2-
 Anual 
 1083-622-2001-00-18 
Projeto/Dissertação/EstágioCE48.0
2-
 Anual 
 1083-622-2002-00-18 
Seminário de OrientaçãoCE12.0


Documentos adicionais

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