Os 14 alunos do Instituto Federal de Rondônia selecionados para participação no Programa Piloto de Pesquisa e Extensão – PIPEX já se encontram em Bragança, Portugal, e hoje se apresentaram ao Instituto Politécnico de Bragança para saberem de suas respectivas colocações nas áreas de Estágio e Pesquisa.
O PIPEX é um Programa piloto que está sendo implementado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão, através do Núcleo de Internacionalização – NII e Assessoria de Relações Internacionais – ARINT do IFRO e objetiva propiciar ações de mobilidade estudantil que auxiliarão no processo de aperfeiçoamento da ciência, tecnologia e inovação para estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação stricto sensu, viabilizando a realização de pesquisas e estágios no exterior, de forma a apoiar o processo de internacionalização do IFRO.
Conforme esclarece o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Uberlando Tiburtino Leite, a iniciativa ocorre no sentido de fortalecer ações de internacionalização e a presença do IFRO no exterior, que, na atualidade, é uma política essencial no sentido de garantir uma educação de qualidade e voltada para o desenvolvimento do tripé ensino/pesquisa e extensão. Ainda informa que a pretensão é que os próximos programas possam estar enviando servidores do IFRO para estágios profissionais e para o desenvolvimento de pesquisas em instituições parceiras no exterior.
A Coordenadora do NII, Elizangélica Fernandes da Silva, esclarece que os alunos estavam em grande expectativa para a viagem e chegada em Portugal, e realizaram todos os processos para a partida em tempo recorde, viabilizando assim os prazos destinados ao período de pesquisa e estágio, pois permanecerão no Instituto Politécnico de Bragança até 19 de dezembro de 2014, perfazendo assim um período aproximado de três meses realizando pesquisas e participando de atividades profissionais em suas respectivas áreas.
A Assessora de Relações Internacinais do IFRO, Laura Borges Nogueira, acredita que essa é apenas uma das muitas iniciativas que a ARINT realizará no sentido de enviar alunos do IFRO ao exterior, como também receber alunos e pesquisadores em nossa Instituição. Esclarece que a experiência tem sido engrandecedora e certamente solidificará as bases de atuação das relações internacionais no IFRO, bem como a formalização de acordos e parcerias com outras instituições estrangeiras.
Na foto os alunos estão sendo recebidos no Gabinete da Assessora de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Bragança, Natália Sófia Matos dos Santos, recebendo as primeiras informações sobre os estágios ou pesquisas que irão desenvolver no IPB. Durante suas atividades, os alunos serão acompanhados por um orientador no IBP e um orientador no IFRO, garantindo assim um acompanhamento pedagógico presente e intenso durante todo o tempo em que permanecerão em atividade em Portugal.