Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 UFMT - Mestrando da UFMT desenvolve pesquisa sobre Saúde no Sistema Prisional em Portugal

Publicado em Notícias | 23/02/2018

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGSC/UFMT), Weslen Santana Padilha, estuda a capacitação de profissionais da Saúde que atuam no Sistema Prisional. Ele teve a oportunidade de realizar parte de sua pesquisa no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, e agora conta um pouco de sua experiência.
“Foi ótimo estudar no Instituto Politécnico. No início, houve dificuldades por conta da linha de pesquisa, mas logo encontrei a professora Adília Maria Pires Silva, que é diretora da Escola de Saúde do Instituto Politécnico e já havia orientado um trabalho nessa área, e ela aceitou o desafio”, disse.
Seu trabalho, orientado pelas professoras Reni Barsaglini, da UFMT, e Emília Carvalho Leitão Biato, da Universidade de Brasilia (UnB), tem o objetivo identificar como é e de que forma tem se efetivado a capacitação dos profissionais de saúde atuantes no Sistema Prisional de Mato Grosso, observando os aparatos legais que reiteram o direito constitucional à Saúde e a implantação de unidades de Saúde dentro desse sistema.
Durante o período de mobilidade, conduziu sua pesquisa por meio de uma comparação dos sistemas prisionais brasileiro e português. “Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto do ponto de vista científico, de onde já estamos colhendo frutos e produzindo trabalhos, quando do ponto de vista pessoal, porque me permitiu um grande contato com diversas culturas e conhecimentos diferentes", afirmou.
Seu intercâmbio foi realizado por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da UFMT e do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes em parceria com o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil - México (PIIE - Bramex).

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT