Central de Informações
Vestibular inscrições

Intercâmbio durante a faculdade: Como é cursar enfermagem em Portugal?

Há três meses, a estudante de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas, Deborah Mourão, passou a viver uma experiência incrível, tanto na vida pessoal quanto profissional. Entusiasmada com a ideia de fazer intercâmbio durante a faculdade, ela não pensou duas vezes na hora de participar da seleção para uma das vagas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A oportunidade surgiu por meio do convênio que a UCPel mantém com a Instituição europeia.

intercambio-ucpel-enfermagem

O país tem sido o lar dela durante o intercâmbio. A ideia inicial era ficar por seis meses, mas ela decidiu permanecer lá por pelo menos um ano. Deborah está no terceiro semestre do curso de Enfermagem na UCPel, mas seguindo o currículo da Instituição em Portugal, ela passou a cursar disciplinas Médico Cirúrgicas, Enfermagem de Reabilitação e Enfermagem Emergências e catástrofes, lá consideradas do quarto semestre.

estagio-intercambio-ucpel

“Está sendo uma experiência incrível para o meu futuro e minha vida. Além do instituto ser ótimo em todos os aspectos, todos são bem receptivos. A cidade é maravilhosa, muito linda e aconchegante. Eu vim com intuito de ficar seis meses, mas pedi extensão para um ano e no próximo semestre vou estagiar no hospital”

intercambio-enfermagem-ucpel-portugal

A estudante conta que em Portugal tem a oportunidade de conviver com pessoas de todos os lugares. Ela divide apartamento com duas brasileiras, um russo, um estudante da Bielorrússia e outro da República Tcheca. Além de conhecer outras realidades e culturas, Deborah tem aproveitado para aprimorar a língua inglesa, que acaba sendo a forma de comunicação com os estudantes de outros países.

“Esse intercâmbio mostrou que eu escolhi a profissão certa e que estou amando o que estudo. Além disso, os professores são muito bons e muito acessíveis. Quando vi que estavam selecionando alunos da UCPel para essa oportunidade, fui e me inscrevi.  Este sempre foi um sonho desde pequena e estou conseguindo conciliar com a minha faculdade”.

Intercâmbio pela UCPel

intercambio-ucpel-estudar-fora

Experiências como a de Deborah têm sido oferecidas na Universidade Católica de Pelotas por meio do Programa de Mobilidade Estudantil (PROMOBE), vinculado à Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio. A UCPel já estabeleceu dezenas de parcerias com instituições de ensino nacionais e estrangeiras para que os estudantes tenham a oportunidade de fazer parte da graduação conhecendo outras realidades e culturas.

Se você também tem vontade de conhecer outros lugares e culturas enquanto estuda, não deixe de ler este post aqui, onde o estudante Enio também contou sobre a experiência de cursar Medicina em uma instituição portuguesa.

Se você também vai ser um um estudante da UCPel e quer ficar por dentro de todas as oportunidades que a Católica oferece, baixe gratuitamente um guia completo aqui.

Comenta aí